terça-feira, 21 de novembro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 COPA DO MUNDO -  continuação:

Copa de 1950 , realizada no BRASIL

Para realizar a Copa, o BRasil reformou alguns estádios e construiu o MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO, na cidade do Rio de Janeiro , com o nome oficial de ESTÁDIO MARIO FILHO , mas cnhecido nacional e internacionalmente por MARACANÃ.

Nosso técnico, era naquela periodo, o mais famoso técnico brasileiro, seu apelido ALICATE, seu nome  real FLÁVIO RODRIGUES  COSTA, técnico do Vasco da Gama, maior time brasileiro na época. Foram convocados  38 jogadores, sendo que 16 deles foram posteriormente cortados. Os cortados mais famosos, foram : Leônidas, pela idade, Mauro Ramos, depois Bi-Campeão , Brandãozinho, Pinga,  Tesourinha, na época o melhor ponteiro direito da América do Sul, mas rompeu os meniscos  e sem tempo de recuperação até a Copa, foi cortado,  Ipojucan, Oberdan Cattani   e o melhor centro- avante da América na oportunidade, HELENO DE FREITAS , cortado por indisciplina. Homem de um temperamento explosivo, não  dando a direção técnica  nenhuma garantia de um bom comportamento.

Flávio Costa era o técnico, auxiliado por Vicente Italo Feola, depois Campeão em 1958, e massagista Mário Américo .  Pela primeira vez, as camisetas seriam numeradas, mas não havia  obrigatoriedade de um jogador usar sempre a mesma numeração, por  exemplo, ADEMIR, usou a  camiseta n.° 8, 9 e 10. Hoje em dia, a numeração é rigorosa e cada jogador recebe uma numeração que não pode ser alterada.

Flávio R. Costa, usava um sistema, com algumas variações do WM . Este sistema , a crônica esportiva o chamava de DIAGONAL.. 

A Seleção Brasileira, não era um grande time. Tinha  jogadores inferiores na defesa. Nilton Santos, foi relegado a reserva e o titular foi o BIGODE, na zaga Central, tinhamos JUVENAL, quando o melhor zagueiro central do país, era o NENA.  No ataque por teimosia do técnico, deixou de fora CLAUDIO PINHO, na verdade o melhor ponteiro  do Brasil, logo abaixo do Tesourinha. Para ponta direita, convocou o ALFREDO II , alf direito do Vasco da Gama. Por sinal, Alfredo II, jogou uma partida de ponteiro direito, contra a Suiça e marcou 1 gol, no inicio do jogo e, foi só..

Na partida final contra o Uruguai, o Brasil seria campeão com somente um empate. Assim sendo, quando a Seleção entrou em campo, já era campeão, placar 0 x 0 . No inicio do segundo tempo , FRIAÇA , marca um gol para o Brasil. A Seleção , novamente campeã. Após o Uruguai empata, 1 x 1 . novamente o Brasil   era Campeão, até que aos 33 minutos o ponteiro GHIGGIA, marca o segundo gol para o Uruguai. O Brasil se desesperou e o Uruguai foi o CAMPEÃO COM MÉRITOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário