quarta-feira, 22 de novembro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

COPA DE 1978- Na Argentina. Essa Copa poderia ser chamada a Copa do Medo, visto que as seleções participantes não se achavam seguras, deido a Argentina estar sendo governada por uma Ditadura Militar. O Brasil teve como técnico CLAUDIO COUTINHO, gaúcho de Dom Pedrito que não convocou  alguns jogadores importantes, tais, como : Marinho Chagas, Júnior, Zé maria, Falcão, Nunes, Paulo Cear Cajú, Luis Pereira e Sócrates.  Nossa Seleção até certo ponto, foi muito bem. Mas perdemos a disputa do título , devido que a Seleção Peruana, segundo dizem, se vendeu para a Argentina..  Brasil e Argentina , estavam empatados no primeiro lugar do grupo, ambos tinham de enfrentar o Peru , quem marcasse mais gols nos peruanos,  conseguiriam a classificação. O Brasil goleou o Peru, mas, a Argentina, conseguiu enfiar 6 gols nos peruanos e ficaram na frente do Brasil. Resultado, o Brasil foi disputar o 3.° lugar com a Itália e a Argentina foi disputar o titulo com a Holanda.

O Brasil venceu a Itália, ficou com o 3.°  lugar, INVICTO e a Argentina  , venceu a Holanda. Argentina Campeã Mundial, Hollanda novamente vice e o Brasil, declarado por seu técnico Claudio Coutinho, como CAMPEÃO MORAL DA COPA.

COPA DE 1982-, na Espanha. Segundo alguns especialistas, o Brasil, pelo técnico Telê Santana da Silva, formou a melhor seleção de  sua história; O que eu não concordo, visto que essa seleção nada ganhou.  Telê,  não convocou Leão, na época , disparado o melhor  goleiro brasileiro, Reinaldo, grande goleador mineiro, Adilio e Tita.  Posteriormente houve o corte de Careca e foi convocado o goleador Roberto Dinamite, na época, sem clube. A Seleção saiu do Brasil tendo a vitória e a  conquista da Copa, como certa. Vencemos a Argentina, dando um banho de bola nos platinos e perdemos para uma desacreditada ITALIA, com 3 gols de um jogador recem saído da prisão, por envolvimento com a Máfia das apostas em jogos de futebol.  Sobre esta derrota, existe um interessante livro, denominado  a  ANATOMIA DO SARRIÁ, onde está registrada a fragilidade da equipe italiana e o absurdo de nossa derrota. 

Nossa classificação ficou em 5.° Lugar, mas até hoje, tem gente que canta essa seleção como  melhor que  a de 1958 e 1970. A de 1958, venceu seus dois últimos jogos pelo mesmo placar, 5 x 2 . 

a seleção de 1970, venceu a partida final, contra a Itália, por 4 x 1, num jogo em que todo mundo apostava nos italianos. Os pobres italianos tomaram um baile memorável, só Clodoaldo, num lance , fez meia duzia de italianos bailarem a vontade.

Telê Santana da Silva, entregou a Seleção, dizendo que nunca mais treinaria uma seleção. O que  foi desfeito na Copa seguinte, em 1986, uma vez mais, grandes jogadores e resultado pequeno.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário