quarta-feira, 22 de novembro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 COPAS  DO MUNDO FIFA  -   continuação

COPA DE 1962  -  O Brasil partiria para mais uma conquista, seu famoso Bi-Campeonato. A Copa  iria  acontecer no Chile, pais   amigo do Brasil e dos brasileiros.  O técnico Campeão Mundial Vicente Italo Feola, doente, não poderia dirigir nossa Seleção. Foi escolhido para técnico AYMORÉ MOREIRA, irmão de Zezé Moreira.  Aymoré Moreira, foi o técnico da Seleção na Copa América de 1953 , sem muito sucesso e muita confusão, mas foi o escolhido. Foram convocados  41 jogadores , portanto, houve o corte de 19 jogadores, Waldir Moraes , De Sordi,  Rildo  , Djalma  Dias, Airton , Calvet , Carlinhos, Chinesinho , Julinho, Prado e Quarentinha,  Os demais cortes, ocorreram após mais alguns treinamentos.

Na Copa de 1962, os técnicos estrangeiros criticavam a idade dos jogadores e diziam que  as chances do Brasil  fazer uma boa copa, eram muito remotas. Pois, essa velha seleção, durante toda a Copa, somente sofreu uma alteração , a entrada de AMARILDO no lugar de Pelé, contundido. Portanto ,  a nossa seleção, utilizou só 12 jogadores. A base de 1958, foi mantida, entrando Zózimo no lugar de Fontana, não cedido pelo Boca Junior da Argentina e Mauro Ramos, no lugar de Bellini . Mauro Ramos, entrou no lugar de Bellini e assumiu também o cargo de CAPITÃO DA SELEÇÃO.

Durante o torneio, tivemos GARRINCHA, no auge de sua forma, pontificando como o melhor jogador da Copa. Ele assumiu para si, a responsabilidade  vaga com a saída do Rei Pelé.

COPA DE 1966, realizada na Inglaterra. Talvez a Copa mais polêmica da história. Briga dos ingleses com a seleção argentina , gols marcados , em dúvida até hoje. Enfim a Inglaterra conquistou  o seu único titulo de Campeões Mundiais.

O Brasil tomado pela euforia do Bi-Campeonato, convocou 47 jogadores, sob o comando de VICENTE ITALO FEOLA, já com sua saúde melhorada.   Na primeira peneirada, foram cortados: Carlos Alberto Torres, Jair da Costa, Servilio, Dino Sani, Valdir de Moraes , Fontana , Amarildo, chegou machucado da  Europa e foi cortado , Edu e Zito.  O Brasil confiava na dupla GARRINCHA e PELÉ , achando que só os dois bastavam. Garrincha já estava jogando abaixo de suas condições técnicas e fisicas, quanto   Pelé, nas primeiras duas partidas, foi caçado em campo pelos adversários. Só no jogo contra Portugal, o REI , recebeu 27 faltas de Coluna e este, não foi nem chamado a atenção pelo árbitro.

Por desespero da nação verde amarela, o BRasil se desclassifica na primeira fase e vem embora. Até hoje, procuram-se os culpados.

A Inglaterra, contando com  as atuações dos árbitros a seu favor, venceu a Alemanha na partida final, ficando com o título, primeiro e único até hoje.

Acredito que o futebol inglês, deverá fazer   uma Copa em 2026, em grande estilo. Seu futebol    mudou muito , para melhor. A importação de futebolistas brasileiros é coisa fantástica. Hoje, é o país que mais importa jogadores brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário