terça-feira, 21 de novembro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

COPA DO MUNDO FIFA - continuação:

COPA DE 1954 , mais uma vez o Brasil se encheu de esperanças. Nossa Seleção, apesar de desfalcada pelo grande trio ofensivo, Z\IZINHO , ADEMIR E JAIR , que com suas experiêncas em muito poderiam ajudar nossa seleção, ficaram de fora porque, conforme o Técnico Zezè Moreira, o trio atacante jogava muito quando o BRasil estava vencendo, mas incapaz de virar um jogo. O  treinador Zezé Moreira, havia vencido o Campeonato Pan Americano, utilizando um esquema de sua autoria, a FAMOSA MARCAÇÃO POR ZONA , pura invencionice, morreu na praia.  O grande destaque foi a Seleção Hungará, vencedora das Olimpiadas de 1952 e invicta há uma série de jogos muito grande.  Na  primeira fase, aplicou uma goleada na Alemanha, 8 x 3 e essa mesma Alemanha  foi seu adversário no jogo final. .

A Hungria enfrentaria a Alemanha no jogo final, Todo mundo esportivo não tinha a menor  dúvida, sempre quem seria o vencedor. Como sempre ocorria, a Hungria marcou primeiro, dando a impressão que a vitória estava consolidada.

A Alemanha reagiu e virou o placar, vencendo por 3 x 2 e sagrando-se CAMPEÃ MUNDIAL 

COPA DE 1958; Flávio Costa a serviço da CBF viajou pela europa e depois o vez com uma seleção brasileira e na sua volta aconselhou o pessoal da CBF a intensificar mais as excursões da Seleção Brasileira, dizendo que nosso jogadores necessitavam desse intercâmbio , para ficarem atualizados com o futebol praticado no velho mundo. Não acontecendo esse intercâmbi , o Brasil dificilmente venceria uma Copa.

Chegou a Copa, e o Brasil sob o comando de VICENTE ITALO FEOLA, treinador tapa buraco do São  Paulo é escolhido para dirigir nossa seleção.  Em crédito algum perante a crõnica esportiva Feola, convoca nossos  jogadores., 33 no total, depois foram cortados 11. Julio Botelho, apelidado de JULINHO, fazendo grande temporada na Itália, foi convocado mas, abriu mão de sua convocação dizendo não ser direito convocar alguem de fora, em detrimento de quem jogava no Brasil.

A Copa foi realizada na Suécia e pela primeira vez  os jogadores teriam uma numeração definitiva. A CBF, esqueceu de mandar a relação dos jogadores com seus respectivos e na hora de encerrar  a  inscrição, o Brasil estava com seus jogadores  sem a respectiva numeração. 

Coube a um funcionário da FIFA, de nome LORENZO VILIZIO , dentro de seus conhecimento, realizar a tal numeração.  E, por estranha coincidência a camisa de n°  10, caiu em PELÉ . Estava determinadaa para o futuro a história da camisa 10. A Seleção Brasileira, iniciou a Copa com uma escalação que foi sendo alterada a medida que as necessidades exigiam. Zito , Garrincha, Vavá e Pelé, entraram no time, já com a Copa em pleno andamento, mas ainda possivel de revelar ao mundo dois  dos maiores gênioc do futebol mundial: Pelé  e Garrincha.  Garrincha desmantelou a Seleção Hungara. Pelé  acabava com nossos adversários amedida em que eles nos enfrentavam. Didi, ditava catedra no meio de campo e o título de CAMPEÃO MUNDIAL, acabou caindo nas melhores mãos possiveis.

Os franceses decretaram PELÉ, NOVO REI DO FUTEBOL  MUNDIAL.

GARRINCHA , não era humano, seu futebol era de um outro mundo, ainda não conhecido.

INGLESES e RUSSOS, passaram a estudar o futebol de Garrincha, queriam produzir em Laboratório  um jogador igual ao homem das pernas tortas.

Nosso futebol começou a vender goleadores para a Europa. Os  times . italianos eram os preferidos de nossos jogadores.

No Botafogo, jogava uma fábrica de fazer centro-avante, seu nome Garrincha e seus  " criados ", Dio costa, Quarentinha, Paulo Valentin, Paulinho, etc., etc.  Sem contar com o VAV´, goleadore em copas mas nunca  foi goleador nos times onde jogou. Os times não tinham  GARRINCHA, e a seleção brasileira tinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário