sexta-feira, 3 de novembro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 CHICO DIABO,   : Cabo do Exército Brasileiro que lutou na Guerra do Paraguai , nasceu em 1848, em Camaquã, no Brasil eorreu em 1893,  em Cerro Largo, no Uruguai, quando lá se encontrava a serviço do General Joca Tavares, negociando algumas cabeças de  gado, aos 45  anos de idade.

Seu apelido foi colocado por sua mãe que, ao ve-lo retornando para casa , em corrida desabalada, teria  exclamado:   "  GARANTO QUE  É AQUELE DIABINHO QUE VEM VINDO." 

Ele trabalhava num açougue e devido ao seu descuido , deixou um cachorro comer a carne que se destinava ao fabrico de Linguiças, foi insultado e surrado pelo patrão, pegou de uma faca e o matou. Vendo o crime que havia praticado, voltou ao Brasil para a casa dos pais.

Seu nome de batismo era JOSÉ FRANCISCO LACERDA , seu apelido CHICO DIABO 

Ele matou Solano Lopez, com um golpe de LANÇA, na viriLha. Mais tarde , outro soldado gaúcho, de nome  JOÃO SOARES , disparou um tiro de revólver que atingiu o coração do Ditador Paraguaio.

CHICO DIABO, ficou com a  FACA DE PRATA E  OURO, de Solano Lopez. Recebeu como recompensa,  100 vaquilhonas.   Chico Diabo, era casado com  sua prima  IZABEL VAZ LACERDA.

O casal teve 4 filhos. Chico trabalhava como CAPATAZ  de Estância. Morreu repentinamente , quando estava a srviço do General Joca Tavares, comprando bois no Uruguai.

Quando matou Solano Lopez, o episódio deixou uma  quadrinha, muito usada na época:

"O  CABO CHICO DIABO,  DO DIABO  CHICO DEU CABO ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário