quinta-feira, 9 de novembro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 GUERRA DO PARAGUAI - continuação

CONSEQUÊNCIAS  DESASTROSAS PARA O PARAGUAI

O Paraguai, perdeu  praticamente 40 % de seu território para a Argentina e o Brasil

O Brasil ganhou definitivamente  os territórios disputados ao Norte do RIO APA, hje fazendo parte do Estado do Mato Grosso do Sul.

O Brasil incorporou áres dos atuais Estados Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Após o final da Guerra, o Brasil permaneceu ainda mais 6 anos no erritório guarani, cuidando da reorganização  de seu  Governo.  O PANTANAL, também era parte do território Paraguaio e ficou para o Brasil.

A Argentina ganhou definitivamente a disputada  Provincia de MISSIONES e todos os territórios disputados ao Sul do Rio Pillomayo , que atualmente constituem a Província de Formosa.

Na Batalha ACOSTA NU, foram  mortas mais de 3 mil crianças paraguaias.

Na Guerra, calcula-se que o Paraguai tenha perdido 280 mil combatentes, entre ele muitos ifosos e crianças.

ALGUMAS DAS CAUSAS  DA  GUERRA

GUERRA DO PRATA, 1852 , foi assinado o Acordo de San Nicolas , que modificou  completamente o PACTO UNITARISTA  , na Confederação Argentina , descentralizando  o  país e permitindo as Províncias , uma grande autonomia.

O ditador Solano Lopez, tinha for fim, apodrar-se do Uruguai, parte da Argentina e parte do Brasil, para criar o GRAN  PARAGUAI.

No   final de 1864, as investidas  militares paraguaias  foram vitoriosas 

Entretanto, em 11.06.1865,  com a derrota da Esquadra Paraguaia para a Esquadr Brasileira, as coisas começaram a mudar . A Batalha Naval de Riachuelo, praticamente foi o inicio da derrocada militar  do Exército Guarani..

A Guerra do Paraguai , tem seu inicio oficial em 27.12.1864 e seu término oficial, em 08.04.1970.

Ela se desenvolveu  na  Bacia do Rio da Prata, América do Sul.

Após a vitória da Triplice Aliança, foram assinados mais os tratados de Loizaga/Cotegipe, entre  o Brasil e o Paraguai ; Tratado de Irigoyen / Machain, entre Argentina e Paraguai.

Ficou acertada definitivamente a LIVRE NAVEGAÇÃO NA REGIÃO DO PRATA.

Alem de perder territórios, o Paraguai, perdeu em definitivamente e de forma  permanente suas reinvindicações  que abrangiam 40 % de seu território, antes da Guerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário