quarta-feira, 22 de novembro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 COPA DE 1970, no México.  O Brasil fez uma  preparação nota 10. Passamos pelas eliminatórias invicto e com a marcação pelo jogador mineiro TOSTÃO, sendo o goleador com 10  gols. Este fato, em parte aliviou a pressão, na copa, sob o Pelé. Tostão goleador, os advrsários se preocuparam em marcar o mineirinho, haja visto no gol contra a Inglaterra, quando Tostão caiu na ponta esquerda e tres ingleses foram em sua perseguição, deixando Pelé, Rivelino e Jairzinho, soltos, 1 x 0 para o Brasil.

O técnico nas Eliminatórias, foi o jornalista botafoguense e gaúcho JOÃO SALDANHA, comunista desde criancinha, quando ajudava sua mãe, distribuindo propaganda  subversiva na rua. A Junta Militar, quando melhor avaliou a situação de Saldanha, o dispensou do comando da Seleção. Outro motivo, foi a convocação de Dadá Maravilha, idolo do Presidente Médice e que Saldanha se negara a convocar.  Havendo muita dificuldade para encontrar quem assumisse  a  direção técnica da seleção, foi escolhido o novato MARIO JORGE LOBO ZAGALLO, bi - campeão mundial como jogador  . Dadá Maravilha foi convocado, apesar de não disputar nenhum jogo. 

Zagallo, formou uma seleção que tinha em seu ataque, só jogadores  n.° 10, em seus  clubes de origem, . Jairzinho, Gerson, Tostão, Pelé e Rivellino .  Essa Seleção de 1970 e a Seleção de 1958, disputam o  título de  melhor seleção brasileira da história. Nossa defesa não era   excelente , mas cumpriu muito bem sua missão..

O Brasil conquista o TRI - CAMPEONATO DO MUNDO e fica de posse em definitivo da famosa  TAÇA  JULES RIMET, mais tarde, vergonhosamente roubada da sede da CBF, no Rio de Janeiro .

Era Presidente da CBF João Havelange, mais tarde Presidente da FIFA , que foi toda ela reformulada pelo brasileiro. Ele também reformulou a Copa do Mundo.  O Dr. João Havelange foi o maior Presidente  da  história da FIFA.

Com a conquista do Tri Campeonato, nosso futebol passou a ser visto pelo mundo todo, com outra avaliação.

COPA DE 1974 - realizada  na ALEMANHA.  Nossa Seleção  deixou de lado a modéstia , mesmo  mantendo no cargo de treinador  o    Sr. Zagallo. Jogadores   importantes  na conquista de 1970, ficaram de fora. Pelé deu por encerrada sua carreira na seleção. Gerson, Carlos alberto Torres e Clodoaldo, grande gigantes de 1970, não foram convocados , sob as mais diversas  desculpas.

Na Europa, surgiu a HOLLANDA, praticando um futebol diferente, onde nenhum jogador tinha  posição fixa e conseguindo resultados muito favoravéis. Era a  CAMPEÃ por antecipação, mas na hora de confirmar o título, ficou com o VICE,  a LARANJA MECÂNICA, como era chamada , ficou pelo caminho e enrou para a história, assim como a Hungria em 1954 , como se muita coisa tivesse a mostrar , mas na hora H , nada mostrou.  Seus jogadores ficaram famosos, sendo o melhor deles,  J.  Cruif.

Nenhum comentário:

Postar um comentário