segunda-feira, 13 de novembro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 GUERRA DO PARAGUAI   - continuação;

01.03.1870  -  A 454 km de  Assunção se desenrolou  a última Batalha da Guerra do Paraguai, em Cerro Corá, . Nessa altura do conflito, o Exército Paraguaio estava resumindo a poucos combatentes  , considerados SOLDADOS e na sua maioria , estava composto por VELHOS e CRIANÇAS,  e ainda alguns homens adutos, doentes. O Conde dÉu, procurou Solano  Lopez , tentando aprisioná-lo  a fim de poupar a vida de muitos velhos e crianças, mas o Ditador, foi taxativo, jamais se entregaria.

Em Cerro Corá, o exército paraguaio além de pouco armamento, passava fome.  Não havia alimentos  para todos   eles. Carneavam 1 rês por dia , o que era insuficiente, mas era o que les tinham para comer.  As tropas brasileiras cercaram o acampamento paraguaio.

No dia 01.03.1870, os paraguaos se viram  cercados. Duas frentes de batalha , uma no ARROIO TACUARA e outra no ARROIO  AQUIDABAN . O combate durou poucos minutos, tendo os paraguaios  fugiam  para qualquer lado . 

Cerca de 240 paraguaios se renderam.

Em 1978 os paraguaios fizeram um filme longa metragem sobre o combate e a rendição do Paraguai em Cerro Corá.

AS FORÇAS EM LUTA NO COMBATE DE CERRO CORÁ

PARAGUAI   ;   412 homens, mais 2 de peças de artilharia

BRASIL         :  2.600 homens

BAIXAS EM CERRO CORÁ

PARAGUAI  ;  100 mortos e 240 prisioneiros

BRASIL         :     7   feridos

PARAGUAI  , estava sob o comando direto do Ditador Solano Lopes

BRASIL ; Comandado pelo General  JOSÉ  ANTÔNIO CORREIA DA CÃMARA - 2.°  VISCONDE  DE PELOTAS.

O  PARAGUAI ,  USOU GRANDE NÚMERO DE CRIANÇAS E O DIA 01. DE MARÇO, FICOU  SENDO COMEMORADO COMO O DIA DA CRIANÇA  , NO PARAGUAI.

Segundo relatos dos soldados que lá estiveram , era doloroso ver as crianças se agarrando em nossos  soldados e pedindo que não as matassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário