sábado, 10 de junho de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 LAMPIÃO  RECEBE A PATENTE DE CAPITÃO DO EXÉRCITO PATRIÓTIO;

O Presidente Arthur Bernardes, andava  tndo muitas dificuldades para combater a COLUNA PRESTES e resolveu se socorrer dos GRUPOS DE JAGUNÇOS que habitavam e desenvolviam uma luta  entre eles, entanto conseguirem uma maneira de sobreviver a total miséria  local. O Presidente autorizou o fornecimento de armas e dinheiro, para os interessados em expulsar os COMUNISTAS DA COLUNA PRESTES. 

UM DOS GRUPOS ESCOLHIDOS, pelo Deputado Federal e Médico, Dr. FLORO BARTOLOMEU, foi o bando de Lampião. O cangaceiro e visita ao se conhecido PADRE CICERO ROMÃO , ouviu as explanações do do Dr. Floro e a principio aceitou  a incumbência. O  funcionário federal,  agrônomo  PEDRO DE ALBUQUERQUE UCHOA, EM 12.03.1926 ,  redigiu um documento em folha de papel almaço e, na qualidade  de único representante federal no momento, nomeando  Lampião , CAPITÃO DO EXÉRCITO PATRIÓTICO, dando-lhe um pouco de dinheiro, muitas armas e munições.  O esperto LAMPIÃO, foi a cidade vizinha, onde um  amigo, lhe abriu os olhos dizendo ser aquilo uma  FALSIDADE. O cangaceiro não se fez de rogado, pegou tudo o que lhe tinham dado e voltou para o cangaço

O OUTRO GRUPO ESCOLHIDO, foi o Coronel Horácio Mattos, MAIOR CORONEL DO SERTÃO, ESTE ACEITOU A INCUMBÊNCIA e realmente combateu os revolucionários de Luiz Carlos  Prestes, fazendo com que eles se  refugiassem na Bolivia.

Esse encontro do Padre Cicero e Lampião, ocorreu em 12.03.1926 em Juazeiro do Norte. Lampião era devoto do Padre, mas foi a PRIMEIRA E ÚNICA VEZ que ambos conversaram. Ele durou 2 horas.

LAMPIÃO, segundo alguns contavam, chegou  a  pensar em abandonar a vida de cangaceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário