terça-feira, 20 de setembro de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 HISTÓRIA  DO  CANGAÇO ;  continuação ...

25.12.1929 -   Lampião, ataca a cidade de  MIRANDELA-BAHIA .  A força policial comandada por FRANCISCO GUEDES DE ASSIS , repele o ataque, travando pequeno combate, no qual são mortos os civis Manoel Amaral e Jeremias Dantas, mais 1 soldado.  Nesse combate é ferido o cangaceiro LUIZ PEDRO.  Lampião entra na cidade e saqueia o comércio local..

1930 - Lampião passa por NOSSA SENHORA DAS DORES , em Sergipe, pela 2.º vez, onde seu bando cometeu atrocidades como a morte de 1 rapaz que apresentava problemas mentais e a CASTRAÇÃO de Pedro Batatinha, que vinha da  MALHADA DOS NEGROS, a fim de arrancar um dente que muito o afligia e foi mutilado pelos cangaceiros FORTALEZA e  CAJUEIRO, na presença de Lampião que, testemunhou indiferente o ato e em seguida  arrancou parte daorelha da vitima.

04.06.1930 - Lampião ataca trabalhadores de uma Estrada de Ferro próxima a  JUAZEIRO , BAHIA , matando 35 refens e causando a fuga dos moradores da cidade para a vizinha PETROLINA-PE.

17.08.1930 - Lampião ataca a cidade de SIMÃO DIAS-SE- , invadiu casas , saqueou o comércio local e humilhou  alguns moradores, levando a mort a esposa do LATIFUNDIÁRIO, MARTINHO FERREIRA MATOS que, estava de resguardo, quando foi violentada.

DEZEMBRO 1930 - Lampião conhece MARIA   DE  DEIA, casada com o sapateiro ZÉ DE NENÉM. Ela já era apaixonada por Lampião e  fugiu com ele  deixando  uma carta  para o marido.  Segundo dizem, Zé era muito chegado a bo~emia , mas não cumpria seus deveres como marido em casa. 

MARIA DE DEIA foi a PRIMEIRA MULHER a participar do Cangaço.

24.05.1931- Combate em TANQUE DO TOURO, entre o Bando de Lampião  e o TENENTE ARSÊNIO.  Nesse combate DADÁ, esposa de   CORISCO,  tem um filho que nasce em pleno Tiroteio. A criança recebeu o nome  de JOSAFÁ, mas morreu dois meses após.

JUNHO 1931 - Ataque surpresa de Lampião à Contigente da  Policia Baiana, leva a morte 18 soldados , com exceção do Oficial  Tenente ARSÊNIO DE SOUZA  que apesar de sobreviver  sofre  várias agressões dos cangaceiros.

28.07.1931 = O GOVERNO DA BAHIA, contrata a FORÇA DE NAZARÉ, comandada pelo TENENTE MANOEL DE SOUZA NETO , para combater LAMPIÃO  naquele  estado.  Faziam parte daquela força ; SARGENTO  DAVI JURUBEBA, EUCLIDES FLOR, MANOELFLOR, JOÃO GOMES DE LIRA, PEDRO GOMES DE LIRA, HERCULANO NOGUEIRA, JOÃO CAVALCANTI, VICENTE   GRANDE , HENRIQUE GREGÓRIO e ANTÕNIO CAPISTRANO, tendo também gente do povoado

06.09.1931 -   COMBATE NA FAZENDA AROEIRAS , em GLÓRIA - BAHIA, entre  LAMPIÃO e a força VOLANTE  do TENENTE MANOEL NETO , com s5 soldados. Neste  combate acontece o episódio épico em um RIACHO  onde Manoel Neto e o famoso cangaceiro CORISCO ficam frente a frente , tendo o cangaceiro fugido em DFISPARADA. Não houve baixas nesse combate.

05.01.1932 -  Lampião, invade a cidade de  CANINDÉ-SE - ,onde violenta várias moças e saqueia o comércio local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário