domingo, 11 de setembro de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 ARISTÉIA SOARES  DE   LIMA  -   98 anos

Morreu, em Hospital  de Paulo Afonso, em 28.01.2012, onde estava internada  desde 23.012.2021.  Ela morreu num sábado , 28.01.2012, no Hospital Nair  Alves de souza , em Paulo Afonso, na Bahia..  Ela se internou em 23.01.2012, era moradora da cidade de Delmiro Gouveia, com os filhos.  O corpo será sepultado no CAPIÁ DA IGREJINHA, em CANAPI, Alagoas, dia 29.01.2012.

A ex  - cangaceira , era torcedora fanática do São Paulo. Mora em Delmiro Gouveia, com o filho  Pedro, a Nora e os Netos.   Era muito amiga de Durvalina Gomes de Sá, a Durvinha que, morreu em junho de 2008 , em Minas Gerais.  Aristéia , fazia parte do bando do marido de Durvin ha, o cangaceiro de nome Antônio Moreno

De Lampião, ela diz que não o conhecia, somente viu sua cabeça quando estava em exposição pública.  Ela gostava de lembrar  que :  "SOU MAIS FELIZ HOJE DO QUE NO TEMPO DO CANGAÇO. FOI UM TEMPO MUITO  SOFRIDO "

MARIA DA DÉIA , depois , MARIA BONITA

O  APELIDO FAMOSO, MARIA BONITA LHE FOI DADO APÓS ESTAR MORTA , HAVIA 6 MESES.    O  AUTOR DO APELIDO FOIM UM ESCRITOR DE LITERATURA DE CORDEL.

Lampião e Maria da Deia, era um titulo que não rimava bem , não impressionava os leitores e, ai  ele mudou para Lampião e Maria Bonita, começou a vender uma quantidade excelente . O apelido , realmente melhor se adequava  ao gosto dos eleitores. O apelido ficou famoso e correu o  Brasil de Norte   a   Sul .

Maria da Deia, nasceu em 17.10.1910, em Paulo Afonso , na Bahia e morreu em 28.07.1938, aos 28 anos de idade, em Poço Redondo, na  Grota de Angico , em Sergipe.  É bom frisar que Maria da Deia não gostava desse esconderijo, contrariando Lampião que o tinha como o mais seguro refúgio do bando. 

Maria da Deia, era filha de José Felipe Gomes de Oliveira e de Dna. Maria Joaquina  Conceição   de  Oliveira , mais conhecida como MARIA DÉIA.   Quando sua filha , Maria, chegava em algum lugar, o pessoal anunciava : chegou a MARIA DA DÉIA, o que virou o apelido  oficial de MARIA  GOMES DE OLIVEIRA , mais tarde companheira de Lampião.

MARIA DA DEIA, teve seu primeiro casamento dom o Sapateiro ZÉ DE NENEM, em 1925. O marido era alcoólatra e seguidamente a espancava, além do  mais, não era muito chegado a sexo com a   sua  esposa, preferindo mulheres   da vida fácil, como diziam   na época.   Não sendo muito usada sexualmente pelo marido, Maria, procurava se relacionar com outros homens, entre eles , um comerciante de quem se tornou amante, até que saurgiu Lampião em sua vida.

MARIA DA DEIA, nasceu e cresceu  no povoado de Malhada da Caiçara, atualmente  localizada  no municipio de Paulo Afonso, na época pertencia ao municipio de  Santo Antônio da Glória,  atualmente conhecido como Glória , na Sertão Baiano

Em 1929, ainda casada , tornou-se amante de Lampião e, passou a fazer parte de seu bando   de Cangaceiros, foi a PRIMEIRA MULHER A ENTRAR PARA O CANGAÇO. No bando , era chamada de Maria da Déa ou Maria do Capitão,.

Lampião e Maria da Dea, por motivos religiosos não faziam sexo, às Sextas - Feiras e Maria da Dea, não trabalhava, Sexta, Sábado e Domingo , por motivos religiosos.

Para fazerem sexo, as mulheres Cangaceiras, eram obrigadas por Lampião, a fazerem a higiene  intima todas as  noites.  Nos cvampamentos, haviam vários toneis com água, para essa finaliddae. Fazendo ou não sexo, a higiene intima , era obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário