segunda-feira, 19 de setembro de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 HISTÓRIA DO CANGAÇO  - continuação:

20.04.1926 - Lampião ataca o povoado de ALGODÕES , que se encontrava com os soldados doentes de MALÁRIA.

03.07.1926 - Lampião ataca a cidade de CABROBÓ-OURICURI  e  PARNAMIRIM, todas em Pernambuco.

07.07.1926 - Lampião manda o cangaceiro SABINO GOMES, atacar a cidade de TRIUNFO- POE, saqueando o comércio local.  Houve troca de tiros com a Policia, sairam mortos 2 solados e o comandante da policia local. 

01.08.1926 - LAMPIÃO COM 80 CANGACEIROS , ataca a FAZENDA SERRA  VERMELHA , em Serra Talhada-PE .  A familia  NOGUEIRA, composta do MAJOR JOÃO ALVES NOGUEIRA , do seu filho NENECO e dos  seus netos, LUIZ,  DÃOLINHO, RAIMUNDO E GENTIL NOGUEIRA , travam  o combate com os cangaceiros, saindo mortos o CABO ZÉ  PAIXÃO e ANTONIA , ambos moradores de JOÃO   NOGUEIRA  , este, TIO - SOGRO de Zé Saturnino.

26.08.1926 - O cangaceiro HORÁCIO NOUVRES, pede a Lampião para atacar a FAMILIA  GILÓ,   na  FAZENDA TAPERA , em FLORESTA-PE, por conta de uma MENTIRA que Horácio contou a Lampião , sobre o PATRIARCA  da Familia. Lampião , mata 12 pessoas da Fazenda e na hora de mostrar uma carta ao PATRIARCA,  o mesmo responde que não sabe  LER e nem ESCREVER , sendo morto  na mesma hora por HORÁCIO NOVAES .   Lampião percebe a  mentira de Horácio Novaes e ele sai do Grupo de Lampião , indo embora  para o sul do pa´país.

02.09.1926 -  lampião ataca a FAZENDA SACO  DO MARTINHO , de propriedade do  TENENTE  CORONEL  MARTINHO DA COSTA AGRA PARNAMIRIM -PE - . Morrem 2 soldados.

16.09.1926 - COMBATE NA FAZENDA TIGRE, em ITACURUBA-PE, entre lampião e o CABO FRANCISCO LIBERATO .  Lampião foi ferido na  OMOPLATA e o cangaceiro MORENO , foi ferido no pé. LAMPIÃO, foi  para SERRA DA CUNHA , em TACARATU´PE, tratar do ferimento. Lá ficou escondido sobre a proeção do rico fazendeiro ANGELO GOMES DE LIMA , apelidado de ANJO DA GIA.

11.11.1926 -  combate na FAZENDA FAVELA ,  em FLORESTA-PE, entre o bando de Lampião e a VOLANTE, comandada pelo CABO MANOEL DE SOUZA NETO e o SARGENTO ZÉ SATURNINO, .   A VOLANTE recuou , morrendo 5  soldados, sendo um deles, o JOÃO GREGÓRIO FERRAZ NETO , da  Familia Nazareno. Do lado dos cangaceiros, também morreram 5 pessoas.  Após o combate o CAPITÃO MUNIZ DE FARIAS, chegou a Fazenda e mandou  tocar fogo em tudo por ter  raiva do dono da Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário