terça-feira, 20 de setembro de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 HISTÓRIA DO CANGAÇO  ;   continuação

08.01.1932 -  LAMPIÃO encontra-se com 32 cangaceiros na FAZENA MARANDUBA, em Poço Redondo-SE. A força do TENENTE MANOEL NETO, tem 100 homens , vai em perseguição , travando grande combate,   Na frente da força, estavam os Soldados JOÃO CAVALCANTI  e   HERCILIO NOGUEIRA, que tombaram mortos.  ADALGISO NOGUEIRA, irmão de Hercilio , tentou socorrer  e  também foi morto . FOI O MAIOR COMBATE DE LAMPIÃO na Bahia.     A FORÇA recuou com 6 soldados mortos  e 12 feridos. Os cangaceiros perderam 3 cabras e um outro gravemente ferido que Lampião matou.

20.01.1932 - Lampião invade a cidade de OLINDINA, na Bahia.

21.04.1932 - LAMPIÃO, trava combate na FAZENDA CALDEIRÃO, contra a força do TENENTE ABDON MENEZES E MANOEL  NETO..

11.08.1932 -  COMBATE  entre o Bando de Lampião  e o TENETE LADISLAU     , na  FAZENDA CAJAZEIRA    , em CIPÓ -BAHIA.    após ferir um soldado, o bando foge , deixando para trás  CAVALOS e MUNIÇÃO.

13.09.1932, nasce EXPEDITA FERREIRA, filha de LAMPIÃO e MARIA DA DEIA,  em PORTO DA FOLHA-SE.

JANEIRO  DE 1935,  durante viagem de CAMINHÃO na divisa entre os estados  de ALAGOAS e PERNAMBUCO, fazendeiros são saqueados  pelo GRUPO DE LAMPIÃO, composto na ocasião por 8 homens e 3 mulheres.

23.10.1937  - Um  Sub - Grupo de Lampião, comandado por CORISCO E GATO , ataca violentamente a cidade de PIRANHAS-AL .  O objetivo era  libertar INACINHA , companheira de GATO.

27.07.1938 -     LAMPÍÃO   e seu GRUPO DE 42 CANGACEIROS, chegam a GROTADO   ANGICO, para um periodo de descanso e a fim de prepararem um encontro , com a finalidade de armarem uma armadilha para o TENENTE RUFINO. Após matarem RUFINO, Lampião iria abandonar o cangaço. 

28.07.1938 - Ás 5: Hs. da manhã, Lampião e seu  grande GRUPO, são surpreendidos pelo ataque de uma VOLANTE, sob o comando do TENENTE  JOÃO BEZERRA DA SILVA  e munidos de 4 metralhadoras, aniquila o bando de Lampião, matando Lampião , Maria da Deia e mais  9 Cangaceiros. Estava liquidado  o temivel bandido e era o fim do cangaço.  Após mortos os cangaceiros, tiveram suas cabeças decepadas e foram exposta em várias cidades. É bom salientar que para receberem o PRÊMIO DE 50 MIL CONTOS DE REIS, estabelecido pelo  GOVERNO DA BAHIA, os matadores teriam de  mostrar a CABEÇA DOS CANGACEIROS..

As cabeças  dos cangaceiros somente foram sepultadas em 1969, devido a indulto do Presidente Militar Arthur da Costa e Silva.

As cabeças de Lampíão e Maria da Deia, foram  sepultadas em 06.02.1969.

EM ANGICO, morreu um soldado e o Tenente Bezerra foi ferido num braço e numa das pernas.

O TENENTE BEZERRA chamava LAMPIÃO de CEGO e o LAMPIÃO chamava o TENENTE  BEZERRA DE CÃO COXO, ele mancava de uma perna.

ÚLTIMO CANGACEIRO DO0 BANDO DE LAMPIÃO   A  MORRER , foi o de nome MANOEL DANTAS LOYOLA, apelido CANDEEIRO, morreu aos 98 anos de idade. De nome  MANOEL, era mais conhecido por NEI e por CANDEEIRO . Era da Guarda Pessoal de Lampião..  Após  o combate de ANGICOS, ele se apreentou a Policia e esteve 65 meses preso.  Ele conta que em ANGICO, disparou mais de 70 tiros

 BOMBAS  ATÔMICAS, a lançada em Hiroshima, em  06.08.1945,  e em Nagasaki , em 09.08.1945, matando na hora mais de 80 mil  pessoas  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário