quinta-feira, 19 de outubro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 NAUFRÁGIO DO NAVIO   PRINCIPE DE ASTURIAS:

Ocorreu em 5 minutos , foi o maior tragédia  maritima  da história brasileira.   Ocorreu em 1916 , mais precisamente  na madrugada de 05.03.1916, o desastre ocorreu perto de ILHA  BÉLIA, em São Paulo., quando se dirigia ao porto de Santos.  Oficialmente estavam no návio, 588 pessoas  , sendo 193 tripulantes.   A embarcação saiu de Barcelona, Espanha, com destino a Buenos Aires, na Argentina.             Ele passaria por Las Palmas , Santos e Montevidéo , até chegar ao seu destino.. Era considerado o     návio mais luxuoso da Espanha. Tinha 150 m de comprimento. O serviço de bordo era o mais luxuoso da época. A noite anterior ao acidente, houve um animado baile de Carnaval. Pela madrugada chovia muito. Estava no comando, o experiente  Capitão  JOSÉ LOTINA , que fazia sua 8 viagem no comando do  Principe de Astúrias.  Ele já havia passado peo Brasil, em 1914 e 1915, em 1916, seria sua terceira  passagem por aqui. O experiente capitão LOTINA, para escapar do temporal, muda a rota.

As 4h15min o návio bate em formações rochosas , na área de PONTA DA PIRABURI , na costa de  ILHA BELA , danificando sua estrutura , com uma fenda de 40 metros no casco. Em poucos minutos, a Casa de Máquinas foi  inundada, causando a explosão  das Caldeiras que, partiu o návio em 3 pedaços.

Em 5 minutos, o návio  afunda , levando a morte , mais de 440 pessoas. rendendo ao návio, o apelido de  " TITANIC BRASILEIRO ". o   TITANIC PARA AFUNDAR COMPLETAMENTE, LEVOU MAIS DE 2 HORAS, O   ASTÚRIAS, levou só 5 minutos.  Foram resgatadas 143 pessoas.  Diversos cadáveres foram retirados do mar, por um návio inglês que passava pelo local após a tragédia.

Ainda hoje,  esse naufrágio ainda hoje, é motivo de muitas controvérsias.  Os corpos do Capitão JOSÉ LOTINA e de seu Primeiro Oficial, ANTÕNIO SALAZAR LINAS , nunca foram encontrados.

Especula-se que o número de imigrantes europeus, clandestinos, já que o número de sepulturas na praia , passou de mil.   O Principe Astúrias foi construído em 1914, na Escócia.  Ele tinha estrutura de DUPLO CASCO . .   Era um návio mixto, transportava pessoas e cargas.  Ele vinha carregado de  fios elétricos , Vinho Português ,  Metais, , Estanho, Cobre, 12 Estátuas de Mármore  e Bronze , cujo destino era o MONUMENTO DOS ESPANHOIS, em Buenos Aires.

Dizem que trazia também 40 mil LIBRAS DE OURO que nunca foram encontradas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário