domingo, 19 de março de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

                                             RUI CAETANO BARBOSA DE OLIVEIRA    - Parte  V

SAÚDE; Rui Barbosa era muito frágil. Apesar de ter hábitos  saudáveis  e alimentar-se  muito bem , Rui sempre conviveu com a saúde  abalada.

 LUNETA , ao tempo de seu noivado com Maria Augusta, usava  Luneta,passou a usar óculos, entre  1873 e 1876

Rui seguidamente era acometido  de fortes gripes.

Em 1870, no 5.º ano da Faculdade de Direito em São Paulo, , sendo tratado pelo Dr.  Jaime Serva ENXAQUECAS , ocorriam seguidamente , sendo tratado pelos médicos Dr. Salustiano Ferreira Souto e Dr. Jerônimo Sodré Pereira , os quais sempre lhe indicavam SANGRIAS.  Em 1872, o Dr. Pedro Francisco da Costa Alvarenga, diplomado em Bruxelas, o examinou e deu o diagnóstico de ANEMIA CEREBRAL E SUB-NUTRIÇÃO. Rui fez o tratamento e no ano seguinte foi para a Europa.

Na  França , permaneceu 4 meses e consultou os médicos Drs. E. Langlebert  , Ch. Fauvel e Chéron.

Durante sua Lua de Mel,  em Friburgo, contraiu TIFO e por dois meses sua vida esteve em perigo. Em agosto de 1891, morava no Flamengo , quando foi acometido de uma Broncopneumonia  , sendo tratado pelos médicos Drs. Francisco de Castro e Cipriano de Freitas.

Em julho de 1909, fez tratamento de Banhos de Estufa com o Dr. Alváro Alvim . Em 16.12.1910, Rui foi repousar na Fazenda Rio das Pedras, em Campinas. Rui mais tarde foi operado de HIDROCELE, pelo  famoso cirurgião  Dr. Eduardo Chapot Prévost.

Quando se preparava para ir a missa do seu grande amigo PINHEIRO MACHADO , ao apanhar um livro na estante, caiu e quebrou  a tibia da perna esquerda. Foi operado pelo Dr.  Augusto Brandt Paes Ledase , tendo de ficar na cama por 70 dias

Em agosto de 1922, adoece de EDEMA PULMONAR e ANEMIA.. Em 10.01.1923, foi veranear em  Petrópolis.

Rui Barbosa, também consultou  o Dr. Benicio de Abreu, Dr. Miguel  Couto, mais os Oftamologistas, Dr. José Cardoso de Moura Brasil, Hilário de  Gouveia, Joaquim Pereira da Cunha, José Antônio de Abreu Fialho e Fernando Augusto Ribeiro de Magalhães

Em 27.02.1923, discursou por 2  horas , sob politica baiana, em sua casa. Ao terminar o discurso , sentiu  um aperto dolorido na garganta. Foi chamado seu médico Dr. Edegar Correia de Lears  , que o examinou e achou seu estado  gravissímo.   No dia seguinte, os Médicos Dr. Edgar, Dr. Luis Barbosa, Dr. Modesto Guimarães, confirmaram o diagnóstico ; PARALISIA BULBAR.

No dia 01.03.1923, fi chamado o otorrino Prof. Dr. João Marinho, que nada pode fazer.

Ás 20 horas e 25 minutos desse dia 01.03, morria o MAIOR DOS BRASILEIROS , Rui Caetano Barbosa de Oliveira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário