segunda-feira, 20 de março de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

                                    RUI CAETANO BARBOSA DE OLIVEIRA    - PARTE VI

VOZ :  A voz devia seer volumosa e estava em contraste com sua estatura.  "Ninguém diria  que daquele  débil e frágil sai aquela voz ". Mantém o braço esquerdo quieto , com a mão colocada atrás  das costas, de onde raras vezes é retirada para esboçar um gesto  mais enérgico, e o direito então  gesticula, move-se  agita-se , seguindo irrequieto  o tumultuar da eloquência prodigiosa "

HOMEOPATIA, profundo conhecedor da Homeopatia, seu pai tomava muitos  homeopáticos . Rui e seu pai, em caso de insônia  tomavam IGNATIA ou COFFEA , nas indisposições ligeiras  tomavam NUX - VOMICA ou CAMOMILA.

LAZER Rui Barbosa era  um homem de  estudos ; nda em seus hábitos podia substituir as horas dedicadas a leitura , distribuindo-as entre a Literatura e a Ciência , sem excluir o domínio  mais alto da Filosofia.. Rui Barbosa lia a  revista TICO - TICO. Apreciava muito o  Teatro, mas gostava mais do cinema. Era frequentador dos cinemas : CENTRAL, CINE PALAIS, PARISIENSE, ODEON,  e o IDEAL, este não lhe cobrava a entrada . Rui gostava muito de filmes de FAROESTE e também de CHARLES CHAPLIN

JARDIM, Rui gostava muito de Jardim, havia em todas as casa em que morou. Rui e seu cunhado Carlos Vianna Bandeira, aos sábados cuidavam do Jardim.

Rui tinha uma capacidade enorme  para o trabalho, eram de 10 a 12 horas diárias. Dizia ele ; " Tudo o que nasce do trabalho é bom. Tudo o que se amontoa pelo trabalho é justo. Tudo  o que se assenta  no  trabalho é útil ."

MINISTRO DA FAZENDA, no Governo Provisório, Rui esteve 14 meses a frente do Ministério da Fazenda

LIVROS: + " Perdoa minha filha. Já é uma verdadeira mania, dizia Rui a esposa , ao entrar na Vila Maria Augusta, acompanhado de um empregado que  sobraçava o embrulho dos livros. E Maria Augusta, carinhosamente lhe respondia :Mas, Rui, não há do que  perdoar. É a sua ferramenta de trabalho ".

Em 1868, saindo de Recife para São Paulo, a todos impressionava pela quantidade de livros que levava consigo.  Com a morte do pai, em 1875, o que ficou com Rui , foram duas estantes de ferro com 210 volumes, livros.  Mas foi depois de aquirir a Vila maria Augusta,  que  os livros se avolumaram , Maria Augsuta contava que dizia a Rui: " Ha !  Rui se não fosse eu , tu não serias nada ! "  Ficarias a vida inteira  em casa, entre os teus livros, continuamente a ler e estudar ! ".

As Estantes de sua bibliotéca foram adquiridas  em 1898, foram  compradas de um marceneiro da Rua dos Inválidos e pagas parceladamente ao preço de QUINHENTOS MIL REIS POR MÊS.

Na  Vila Maria Augusta, havia um mordomo, de nome ANTÕNIO JOAQUIM DA COSTA,

MEMÓRIA, ao completar 5 anos , ingressou na escola do Professor ANTÔNIO GANTES   IBIRAPITANGA, que lhe aplicou o método de ensino  denominado MÉTODO CASTILHO. Em apenas 15 dias , Rui sabia ler, e empregar  verbos.

Na sua   residência na Vila Maria Augusta, Rui , sempre deixou a administração doméstica por conta de Maria Augusta que, era uma pessoa muito elegante, educada, gentil , liberal , mas acima de tudo , muito franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário