terça-feira, 21 de março de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 RUI BARBOSA , não  era simpatizante da prática do futebol.  Chegou a criticar severamente a Seleção Brasileira que se preparava para disputar a Copa América na Argentina em 1916.

Rui , foi nomeado Embaixador do Brasil, nas comemorações do Primeiro  Centenário da  República Argentina, O Governo Brasileiro  freta um návio para levar Rui Barbosa, família  e delegação brasileira , mas sobravam vários lugares e o Ministro Lauro Muller, resolveu que a Seleção Brasileira de Futebol, iria aproveitar esses lugares. Informado da ocorrência, Rui  respondeu ao Sr. Ministro : " Pois saiba Senhor  que eu, minha familia e meus auxiliares não viajaremos  com essa corja de malandros " 

O Ministro tenta persuadi-lo , mas não adiantou, pois Rui Barbosa,  deu um ultimato .   " Futebolistas é  sinônimo de VAGABUNDOS, e pode escolher imediatamente , Sr. Ministro - ou eles ou eu ? "

Em função da negativa de Rui Barbosa, a Seleção viajou de Ônibus , levando 5 dias para chegar a  Buenos Aires.

Rui e Maria Augusta , casaram em 23.11.1876, casamento oficiado pelo Cônego Manoel Teodolindo Ferreira. Rui quando casou, tinha 2 escravas.

EXTREMA UNÇÃO, Rui recebeu duas vezes;  a primeira em agosto de 1922, ao sofrer um Edema Pulmnar  , foi dada pelo Monsenhor Rangel ; a segunda , na sua morte em 1923, pelo  Frei Celso Dreiling.

RUI era muito apegado ao pai , disse ele ; " De modo que a cada passo da minha vida, o que eu sinto  dentro  no mais intimo de mim mesmo é meu Pai. Ele não morreu , em mim vive , e reviverá , enquanto alguma coisa de mim  restar ".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário