quarta-feira, 15 de maio de 2024

VARIEDADES / FUTEBOL

 CAMISAS CANARINHO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Escolhidas em um concurso em que participaram 201 concorrentes, saindo vencedor o jornalista Aldyr  Garcia  Schele, gaúcho de Jaguarão.

Elas vieram para substituir as tradicionais camisas BRANCAS , consideradas " AZARADAS" , após a derrota na Copa do Mundo de 1950.

As camisas CANARINHO,  tiveram sua estreia  em 28.02.1954 , no jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em Santiago do Chile, no Estádio Nacional. O Brasil venceu por 2 x 0, tendo o PRIMEIRO GOL DAS CAMISAS CANARINHO, marcado de cabeça pelo centro avante corintiano BALTAZAR, aos 37 minutos do primeiro tempo.

O apelido CANARINHO , foi dado pelo grande  narrador e comentarista esportivo   GERALDO  JOSÉ DE ALMEIDA.

O interessante  que na época não foi cogitado um uniforme  substituto, ou seja um segundo uniforme.  Esta lacuna, na Copa de 1958 , foi se fazer necessária, quando no final da Copa, se defrontariam  as seleções de Suécia e Brasil. Ambas usavam  uniformes iguais. Feito um sorteio das camisas, a Suécia  venceu e o Brasil teve de sair as presssas no comércio sueco, procurando  CAMISAS DA COR  AZUL.

Portanto, o BRASIL FOI CAMPEÃO MUNDIAL, jogando de CAMISAS AZUIS  E NÃO COM  A CAMISA AMARELA.

Desde então, as camisas AUIZ, passaram a ser nosso  UNIFORME NÚMERO DOIS.

Com o crescimento de nosso futebol  graças  a geração de ouro , de grandes craques , as AMARELINHAS se impuseram frent ao mundo futebolistico, tornando-se as mais famosas  camisas do futebol do planeta. 

Nilton Santos, Pelé, Garrincha, Didi, Djalma Santos , Ronaldo, Romário, Ronaldinho Gaúcho e outros grandes  craques se fizeram respeitar e a  Camisa Amarela ser temida em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário