terça-feira, 14 de maio de 2024

VARIEDADES / FUTEBOL

 ADEMIR MARQUES DE MENEZES

Um jogador que estabelecveu um marco diferencial  no futebol brasileiro e sul americano.  Para poderem  conter suas arrancadas em direção ao gol, criando a figura do PONTA DE LANÇA, os adversários tinham sempre  que reforçar a marcação da defesa, criando também a figura do     QUARTO - ZAGUEIRO.          ADEMIR, tinha grande facilidade de finalização, chutava tanto com o pé esquerdo quanto com o pé direito, bem como  gols de cabeça.

Venceu vários títulos na carreira,  ao todo 20  títulos.  Ademir era filho de Antônio Rodrigues Menezes e de Otilia Marques Menezes, tinha 1,78m de altura e calçava chuteiras 39;

Foi o Goleador da Copa do Mundo de 1950, marcando 9 gols, marca até hoje não alcançada por  nenhum outro jogador brasileiro.

Vice Campeão Mundial em 1950, até hoje, a FIFA ainda não se manifestou quem foi o melhor jogador da Copa, para alguns cronistas ADEMIR, para outros, ZIZINHO  ,  e para outros OBDÚLIO  VARELLA e GHIGGIA.

Ademir tem uma estátua em frente a sede do Sport Clube Recife, na Avenida Abdias de Carvalho.

Ademir casou com Celeste Rodrigues Menezes em 1948 , separou-se e casou novamente , desta feita com  a Sra. Wilma, sua companheira até sua morte. Ademir tem uma filha de nome Fernanda, do primeiro casamento.

PROFECIA DE  GENTIL CARDOSO, que disse aos dirigentes do Fluminense , em 1946 :  " ME  DÊEM ADEMIR , E EU LHES DAREI O CAMPEONATO." Dito e feito  , Ademir foi para o Fluminense e o tricolor Pó de Arroz, sagrou-se campeão carioca.

Ademir morreu de câncer na medula,  no Hospital São Lucas, em Copacabana , no Rio de Janeiro, às 22 horas  do dia 11.05.1996, foi sepultado no Cemitério São João Batista , no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, ás 14 horas.

Ademir, marcou o primeiro gol no Estádio do Maracanã, no jogo da Copa do Mundo contra o México. O que  ocorreu aos 32 minutos de primeiro tempo, de   cabeça.  

Ademir, teve sua perna quebrada duas vezes. Em determinada entrevista, Ademir destacou Bria  e  Jadir, amboa do Flamengo, como os marcadores mais leais que enfrentou, jogavam duro, mas na bola.

Em pesquisa da Bayer,  em  1950, quando era perguntado qual o homem mais positivo do Brasil, Ademir  venceu com 5.304.935  votos.

FRASES DE  ADEMIR;

" Abandonei o futebol  , antes que  ele me abandonasse."

" A alma de um jogador de futebol ,  jamais sai de campo."  .                                                                                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário