quarta-feira, 20 de setembro de 2023

VARIEDADES / FUTEBOL

 GUERRA DOS  FARRAPOS OU GUERRA FARROUPILHA 

Um acontecimento de Guerras, muitas lutas , no Rio Grande do Sul,  entre os anos de 1835 á 1845 , quase 10 anos de muitas lutas, muitas mortes e, acima de tudo, infelizmente o empobrecimento  , que já era a Provincia mais pobre do Império , após a revolução, seus maiores chefes acabaram perdendo toda a fortuna.  Isso se deve a que a Guerra  era custeada por eles, os grande chefes farroupilhas. Para se ter uma idéia, Bneto Gonçalves, terminadaa Guerra, não tinha nem casa para morar. Morreu na casa de seu compadre Silva Jardim . 

O que se viu , foi a luta das mulheres que, enquanto sus maridos lutavam na guerra, a elas coube a Administração de   seus bens, casa, estãncias , etc.,etc..

A situação do Rio Grande do Sul, era a seguinte, quando iniciou a Guerra:

Era a Provincia mais POBRE do Império Brasileiro

Tinha somente 150 mil habitantes , divididos em 14 municípios

Porto Alegre era a  maior cidade do estado, com  14 mil moradores

A população do Estado, era mista:  30 % era de escravos  negros  -  12 %  eram indigenas  - 

6% eram estrangeiros   e o restante de 52 %, eram brancos

Na época da revolução, os GAÚCHOS eram mal vistos , taxados de VAGABUNDOS  e  FORA  DA  LEI.

A  GUERRA  ;  A revolução, durou 9 anos , 5 meses de 11 dias  e, nesses longos  anos, ocorreram  118 Batalhas.  Foram mortos, 1.826 farrapos e 950  imperiais, total: de 2.776  mortos.

As Esâncias e as Charqueadas sofreram uma grande decadência, em 08.02.1945 , na localidade de PONCHE VERDE, o Marechal CAXIAS e o farrapo DAVID CANABARRO, assinaram o TRATADO QUE POS FIM A REVOLUÇÃO.. 

CAXIAS , foi escolhido  para PRESIDENTE    da Província .

RESULTADO, apesar da demonstração do grande heroismo e da forte  valentia, os gaúchos  na verdade, perderam a Guerra para o Exército Imperial .

Nenhum comentário:

Postar um comentário