segunda-feira, 29 de agosto de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 LAMPIÃO      ;   continuação...

Para proteger o Capitão, os cangaceiros usavam armas potentes.  As armas usadas pelos cangaceiros eram roubadas das Volantes, das delegacias de Policia que os cangaceiros invadiam, das unidades de forças armadas . A  esíngarda MAUSER  , eram conseguidas em confrontos com forças policiais.

Os Coronéis amigos de Lampião, também ajudavam o bando adquirindo armas e munições. A arma mais  usada na época, era o  RIFLE WINCHESTER.

OS POLICIAIS E OS VOLANTES , eram apelidados de MACACOS , pela maneira como eles fugiam, aos  PULOS, tipo Macacos, para não encherem os pés de ESPINHOS. Já que não era fácil caminhar  na CAATINGA.

Lampião e seu bando atacavam Fazendas, Povoados, Vilas e Cidades  , em 7    Estados.. Praticavam também roubo de GADO.    Realizavam SEQUESTRO, já naquela época, estipulando  o PREÇO  do Resgate ou a vitima seria morta.  Outros ilicitos: Assaltos, Torturas, Assassinatos , Mutilações, Estupros e Castração de homens. 

"Não é uma vergonha , o que se  está ássando . No Nordeste brasileiro, os poderes públicos, nada fazem para  DESINFESTAR  o Sertão das hordas de Cangaceiros horriveis  que tornam a região a mais infeliz do Mundo " , era o que se lia na imprensa do centro do Brasil.

Lampião e seu bando eram protegidos por COITEIROS, fazendeiros pequenos, que ofereciam abrigo e alimentos , por pouco tempo, dentro  dos limites de suas terras.   Sua companheira MARIA GOMES DE OLIVEIRA, conhecida por MARIA DA DÉIA e, após sua morte, 6 meses depois, por MARIA BONITA., juntou-se ao Bando em 1930, sendo a PRIMEIRA MULHER  a integrar um bando de Cangaceiros.   Lampião e Maria da Déia, tiveram uma filha  de nome EXPEDITA   FERRIERA   MUNES,  nascida em 13.09.1932. O casal teve ainda 2 natimortos.   

LAMPIÃO, era devoto do Padre Cicero e respeitava suas crenças  e conselhos.   Os  dois se encontraram uma única vez, no ano de 1926, em Juazeiro do Norte, na oportunidade, LAMPIÃO , recebeu a Patente de Capitão .

Em 27.07.1938, LAMPIÃO  e o seu bando acamparam na FAZENDA   ANGICOS, em Poço Redondo , no sertão de Recife, esconderijo  tido por Lampião como o mais seguro da região.  Na noite choveu muito  e todos os cangaceiros dormiam em suas barracas.

DIA 28.07.1938,  às 5 horas da manhã, os cangaceiros levantaram para rezar o oficio- Lampião era muito religioso -  os cangaceiros rezavam ao levantar e ao deitar à noite, domingo era dia de Missa Campal, rezada pelo próprio Lampião.-  Após a reza , iriam tomar Café , quando um cangaceirodeu o alarme, mas já era tarde.  Quando os Policiais do Tenente João Bezerra, do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva, abriram fogo  com METRALHADORAS PORTATÉIS, ao que consta eram 3 ou 4 metralhadoras,  os Cangaceiros não puderam se defender . O ATAQUE DUROU 20 MINUTOS. dos 34 cangaceiros p´rewsentes, 11 morreram  ali mesmo, inclusive Lampião e Maria da Déia. 

LAMPIÃO, foi um dos primeiros a m,orrer , a seguir Maria da Deia, com dois ferimentos no abdomen, tentou ainda, salvar o  "Capitão ", mas foi atingida pelas costas com o terceiro tiro.. Eufóricos com a VITÓRIA, os Policiais , aprenderam os bens dos cangaceiros e mutilaram os  cadaveres.

Onze cangaceiros,  tiveram suas cabeças decepadas. Joias e dinheiro foram sequestrados pelo volantes.   Foram MORTOS   E DEGOLADOS : Lampião, Maria da   Deia , Luiz Pedro, Quinta - Feira, Mergulhão, Elétrico, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete e Macela. Um dos policiais desferiu um golpe com a coronha do rifle na cabeça de Lampíão , deixando a cabeça e o rosto de Lampião muito deformado, dificultando o reconhecimento. Feito isso, salgaram os seus troféus da vitória e colcoaram em latas de querozene, contendo aguardente e cal.

Os corpos mutilados e ensaanguentados foram deixados a céu aberto, atraindo os URUBUS. Para evitar doenças, dias depois foi colocada  creolina  sobre os corpos. 

JOÃO BEZERRA, percorreu os Estados Nordestinos, exibindo as cabeças dos Cangaceiros mortos. A caravana iniciou por PIRANHAS, depois Maceió e no  Sudeste do Brasil   NO IML de    ARACAJU, as cabeças foram examinadas pelo Médico Dr. Carlos Menezes .

Após  os exames  as cabeças foram , para Salvadopr na Bahia onde ficarm por 6 anos, na Faculdade de Odontologia, da UFBA. Depois foram para o Museu  Antropológico  Estácio de Lima, ficaram depois em Salvador por três décadas.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário