domingo, 28 de agosto de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

LAMPIÃO

VIRGULINO FERREIRA DA SILVA, filho de  José Ferreira dos Santos e da Sra.  Maria  Sucena da Purifilaça Silva.   Lampião, teria nascido em 04.06.1898, existem divergências sobre a data de seu nascimento. Tr~es data aparecem em suas várias biografias. Nasceu  em Serra Talhada, em Pernambuco. Faleceu em 28.07.1938, na Grota de Angico, na Fazenda  Poço Redondo, no estado de Sergipe, aos 49 anos de idade, vitima de uma traição de alguns coiteiros.

APELIDOS; Rei do Cangaço , Capitão Virgulino, Governador do Sertão. Na realidade, Lampião gostava de ser chamado de CAPITÃO.

DANÇA, os Cangaceiros inventaram um tipo de dança, logo denominado XAXADO, cuja data   se comemora, dia 07.  Como não podia haver mulher no Cangaço, os Cangaceiros dançavam com a ESPINGARDA ao lado da perna esquerda, substituindo a MULHER.

SERRA TALHADA, quando Lampião nasceu, chamava-se VILA BELA . Lampião , que tinha mais 6 irmãos, foi o terceiro filho do casal.  Até os 21 anos, trabalhava  como ARTESÃO, era alfabetizado e usava óculos, caso raro para a época.

Em 1919, mataram seu pai, Lampião, junto com mais 2 irmãos, foram para o cangaço e entraram no Bando do famoso cangaceiro SINHÔ PEREIRA. Em 1922, Sinhô Pereira resolve deixar o cangaço e entrega a CHEFIA do Bando à Lampião, nesse mesmo ano, Lampião matou o informante que entregou seu pai para a Policia.

Em 1922, realiza omMAIOR ASSALTO DA HISTÓRIA DO CANGAÇO, contra a     BARONESA DE ÁGUA BRANCA, em Alagoas. O nome da Baronesa, era JOAQUINA  VIEIRA SANDES , casada com  o BARÃO DE ÁGUA  BRANCA,    JOAQUIM ANTÔNIO DA SILVEIRA TORRES  , que, com a  morte de Joaquina, casou com sua irmã JOANA VIEIRA SANDES..

Além do Grupo Principal, Lampião tinha o comando de diverwos SUB-GRUPOS PARALELOS , para comandá-los , designava outros cangaceiros fiéis a ele, como Luiz Pedro Corisco, Antônio de Engracia.

EM 1930, casa-se com MARIA DA DEIA, abrindo o Cangaço às mulheres. Nesse mesmo ano  aparece no Jornal THE NEW YORK TIMES.  

Em 1936, seu cotidiano na caatinga é fotografado e filmado por BENJAMIN  ABRAÃO BOTTO, um sirio libanes que apareceu no Sertão. 

Durante quase 20 anos, Lampião  viajou com seu bando, a pé, a cavalo, em burro , todos com roupas de couros, a fim de resistir os espinhos, chapéu de couro,  e sandálias, também de couro. A munição era farta, o que também o ajudava a proteger-se da caatinga com seus tipicos espinhos da vegetação  da caatinga..

LAMPIÃO, foi morto em uma emboscada preparada por um coiteiro, João de Cândida e as tropa  de  VOLANTES , sob o comando do Tenente João Bezerra da Silva, com um armamento  modernos na  época, 4 metralhadores , não dando chance alguma para reação do bando de Lampião.

O exterminio do BANDO, ocorreu em 28.07.1938, na GROTA DE ANGICOS ,m quando os Cangaceiros foram  surpreendidos as 5 horas da manhã, por saraivada de balas  que em 20 minutos, matou Lampião, Maria da Deia e mais 9 Cangaceiros , pondo fim ao reinado do Cangaço.

O ataque foi tão  bem planejado que não deu tempo , nem aos cachorros do bando e nem os Sentinelas se aperceberam da chegada  da VOLANTE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário