quarta-feira, 20 de julho de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 MEMÓRIA DO CANGAÇO;   CORISCO  -  2. º   Parte

Em outubro de 1939, durante um duro combate, contra 3 Volantes , na Fazenda Lagoa da Serra, em Sergipe, Corisco foi ferido nos dois braços e nunca mais  se recuperou. Ficou com a  mão Direita  paralizada e o Braqço Esquerdo, atrofiado, posteriormente ficou sem movimento algum em ambos os braços. A partir  da atrovia muscular de Corisco, Dadá se tornou a PRIMEIRA E ÚNICA MULHER  a comandar um GRUPO de Cangaceiros..  Ela além de possuir carisma, era eximia atiradora  com PISTOLA e também com FUZIL.  Como Corisco não gozava  de total confiança pelos Fazendeiros, o Cangaço conseguiu sobreviver só pór 2 anos.   Em maio de 1940, Corisco resolveu  dissolver o Grupo , permanecendo ele, Dadá, Rio Branco e sua mulher.  Os quatro resolveram ir para o Sul da Bahia.

CORISCO raspou a cabeça, cortando sua cabeleira loura, trocou as roupas de cangaceiro , pelas roupas de VAQUEIRO e aboliu o chapéu. Nessa época a Justiça, oferecia um  atenuante para o Cangaceiro que se rendesse espontâneamente.

CORISCO, não quis render-se e no dia 05.05.1940, na região de Brotas  de Macaúbas na Bahia , houve um encontro com uma Volante chefiada pelo Tenente Rufino, o maior matador de cangaceiros.  Corisco e Dadá, quando caminhavam em direção a Volante,  Corisco foi atingido por uma rajada de metralhadora, ficando com o INTESTINO para fora do corpo, Dadá foi atingida na perna direita  que, após um tempo na prisão, teve de amputá-la.  Corisco gravemente ferido foi socorrido e colocado numa carroça de bois e levado para a Vila mais próxima , distante dali, 10 horas de carreta. Corisco já chegou morto.

Corria a fama de Rufino que havia enfrentado e matado Corisco, em combate aberto.  Esta versão foi desmentida por Dadá em entrevista  no Programa de Jô Soares , frente a frente com Rufino. Dadá declarou que Corisco estava  ALEIJADO dos dois braços e até comida na boca era Dadá que lhe dava.. CORISCO foi sepultado em  Jeremoabo na Bahia.  Dois dias após o sepultamento, seu túmulo foi aberto e lhe cortaram a cabeça e o braço direito.

Dadá em  Jeremoabo, ,  casou com um pintor de paredes e viveu ainda mais 50 anos, vindo a falecer em  Fevereiro de 1994.  O economista  Silvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá, criado pelo Padre que lhe deu o sobrenome Bulhões , lutou muitos anos para conseguir sepultar dignamente a cabeça de seu pai .

O  Projeto de Lei n.º 2.867, de 24.05.1965 , colocou ponto final  no problçema de sepultamento das cabeças dos cangaceiros, mesmo assim, os cangaceiros só foram sepultados em 06.02.1969.

Antes da emboscada da Volante do Tenente Rufino, o governo da Bahia havia contratado o MATADOR PROFISSIONAL Antônio das Mortes  que, não conseguiu  seu intento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário