quarta-feira, 29 de junho de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO , em tópicos, continuação

A  TROCA ; DO CANGAÇO PARA A VOLANTE , DA VOLANTE PARA O CANGAÇO

CLEMENTINO JOSÉ FURTADO E O QUELÉ,  saíram do  Cangaço e foram servir nas VOLANTES. MORMAÇO, fez o contrário , saiu das Volantes, onde era Corneteiro e foi para o Cangaço.

A  TRAIÇÃO ; Lampião foi traído pelos irmãos  PEDRO DE CÃNDIDO E DURVAL RODRIGUES   ROSA, eles eram filhos do proprietário da FAZENDA, onde ficava a GROTA DE ANGICOS.  Pedro de Cândido, era o coiteiro que gozava  da maior confiança de Lampião. Inclusive tem historiador que afirma que ele jantou com Lampião naquela noite em Angicos. Durval R. Rosa, não era tão chegado so Rei do Cangaço, mas segundo dizem, ele teria sido torturado a fim de confirmar ou não as informações de Pedro de Cândido, em quem a Volante não tinha absoluta confiança.  PEDRO DE CÂNDIDO , simplesmente DELATOU O BANDO  . DURVAL RODRIGUES ROSA, este era o irmão mais moço de  Pedro de Cândido, foi forçado  a delatar.  Pedro de Cândido , passado algum tempo , foi nomeado Sub - Delegado em Entremontes, distrito de Piranha

Em  28.07.1938, após uma  batalha de somente 15 minutos , a Volante do Tenente Bezerra, o Rei do Cangaço e mais 10 companheiros estavam mortos. Era o fim do Cangaço.  Todos os Cangaceiros tiveram suas cabeças decepadas e somente em 1969, 30 anos após, foram sepultadas.

OUTRO CANGACEIRO FAMOSO;  JESUINO ALVES DE MELO  CALADO

Era filho de um grande fazendeiro do Rio Grande do Norte. Um dia em 1871, seu irmão transitava  pela cidade de PATU, foi injustamente acusado de haver roubado uma  CABRA que, na verdade  lhe  pertencia. A partir desse acontecimento, Jesuino tornou-se um cangaceiro

OUTRO CANGACEIRO FAMOSO; CRISTINO GOMES DA SILVA CLETO, - CORISCO

Braço direito de Lampião. Louro, forte e muito cruel, aos 17 anos matou  um afilhado de um CORONEL e teve de fugir  da cidade acabou entrando no bando de Lampião.

DESCENDENTES DE LAMPIÃO

Lampião nasceu em Vila Bela, atual cidade de Serra  Talhada , Pernambuco , em 07.07.1892.  Era o Terceiro filho de uma familia de 7 irmãos. Casou-se em1930, com Maria  Gomes de Oliveira, mais conhecida pelo apelido Maria da Déia.   Maria da Déia e Lampião   tiveram dois filhos homens, reconhecidos por exame de DNA, em 1994.  Reconhecida oficialmente como filha do casal, é a Sra. Expedita  Ferreira Nunes que tem 4 filhos  e vive em Aracajú.  É mãe da neta de Lampião, de nome Vera.

OUTRAS  FIGURAS LIGADAS AO CANGAÇO

JOSÉ ALVES DE MATOS, último cangaceiro do bando de Lampião a morrer, com 97 anos de idade

JOSÉ PANTA DE GODOY, hoje ,  quando foi escrito isto aqui, tinha 83 anos.  Na Volante , sua graduação era de CABO. Era o único , além do Tenente Bezerra na Volante que conhecia LAMPIÃO e também .  MARIA DA DÉIA

 PRIMEIRO EMPREGO DE LAMPIÃO : Foi empregado de Delmiro Gouveia, aos 17 a 19 anos, como ALMOCREVE , recebendo em, torno  de 2 salários minimos por mês.

JOIAS QUE MARIA DA DÉIA USAVA:

7  Correntes de OURO   -         ANÉIS em quase todos os dedos -    Brincos de OURO    LENÇOS DE SEDA, usado junto aos colares.

" APELIDO DE  "MARIA BONITA  " , este  apelido somente lhe foi dado após 6 meses der sua morte. Os soldados da volante ficaram impressionados  com sua beleza, mesmo assim, lhe cravaram um pedaço de galho de árvore  na vagina e outro no ânus. 

Os escritores, poetas de LIVORS DE CORDÉL, escreviam contos e poesisa com o titulo de LAMPIÃO E  MARIA DA DÉIA, não havia saída, não vendiam. Até que um deles, resolveu mudar o titulo para LAMPIÃO E MARIA BONITA    ,  foi o que bastou. A literatura começou a vender como água.  E , daí para frente, ninguém mais falou em MARIA DA DÉIA, mas sim em MARIA BONITA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário