sexta-feira, 10 de junho de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 MORTE DE LAMPIÃO O REI DO CANGAÇO, traído pelos seus coiteiros , o Rei do Cangaço foi surpreendido por volta das 5h e 30 minutos do dia 28.07.1938,  quando ainda dormia e foi acordado pelos gritos de um sentinela, mas já era tarde demais. A volante em grande número de soldados e com metralhadores de mão  e  1 metralhadora em cima de uma carroça com grande poder de fogo , dizem que 500 tiros por minuto, foram aniquilados. Poucos sobreviveram , foram mortos : Lampião, Maria Bonita, Luiz Pedro,  Elétrico, Mergulhão, Quinta Feira ,  Alecrim , Colchete, Moeda,  Macela, Enedina . Do lado da volante morreu o soldado Adão P. de Souza.

OS CANGACEIROS Cobra Verde e Laranjeira , retornavam com mantimentos,  quando iniciou o tiroteio, deram meia volta e foram esconder-se na caatinga.

O soldado JOSÉ   PANTA , cortou a cabeça de 4 cangaceiros.

Maria Bonita  teve sua cabeça decepada ainda com vida

O  cangaceiro Zé Sereno , se  depara frente a fente com os soldados e grita NÃO ATIREM COMPANHEIROS, NÃO ATIREM. Aproveita e foge.

Luis  pedro, tinha uma companheira : Nenên do Ouro  .  Zé  Sereno viva com a cangaceira  Silva. 

Criança,  era marido de Dulce  -  Cajazeiras, era marido de Eneida . Elétricxo, havia feito o seguinte juramento :  "Se um dia  o padrinho  Lampião morrer, o cangaço só se acaba , se eu morrer com ele ". Na Grota do Angico, tinha "um salão do Coito "   . O  soldado Guilherme Francisco da Silva, é ferido num braço. O Tenente Bezerra é ferido numa perna e num braço.

JOÃO DE ALMEIDA SANTOS  " JOCA BERNARDO ", coiteiro de Corisco , foi quem denunciou  o paradeiro de Lampião em Angico.

MARIA  BONITA , tinha dois cães:  Ligeiro e Guarani0

Nenhum comentário:

Postar um comentário