sexta-feira, 17 de junho de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 O CANGAÇO NO BRASIL, atingiu seu maior deslumbramento com a  chegada de Virgulino , popularmente conhecido como Lampião .  E praticamente chegou ao seu fim , com o combate ocorrido em  28.07.1938 , na Grota de Angicos , na Fazenda Angicos.

Lampíão era procurado há muito tempo, mas profundo conhecedor da região, sempre escapa a todo o cerco e em combates pessoais, vinha levando a melhor sobre os Volantes, soldados  que o combatiam incessantemente, mas sempre derrotados, salvo raras exceções.

O ataque a ANGICOS, fora muito bem preparado pelo Tenente Bezerrae , quando perguntado se pretendia prender o Rei do Cangaço, Bezerra respondia: PRENDER NÃO, VOU É MATAR LAMPIÃO.

Nesta batalha, a Volante contava com algumas metralhadoras portatéis e  uma, metralhadora fixa, carregada  numa carroça puxada por mulas.

Nesse combate, além do  "amigo "surpresa, a presença de metralhadoras no lado da Volante , tornou o combate totalmente desigual. Segundo uns historiadores, Lampião pensou que caso fosse atacado, seria por terra e na ralidade o foi pelo córrego. Dizem que Lampião estava vestindo sua  ropua, quando recebeu  o primeiro tiro e caiu ferido, a seguir, maria Bonita, também é ferida . As blas zumbiam por todo o acampamento, ninguém sabia de onde vinham. Maria Bonita ainda estava com vida, quando teve sua cabeça decepada . Lampião , após caído recebeu ainda 2 tiros e uma coronhada de Mosquetão no rosto, deixando-o desfigurado, quase irreconhecível. Aliás, somente poucos Volantes conheciam Lampião,  o Tenente Bezerra, o soldado Andes, apelidado por Maria Bonita de  GALEQUINHO, amigo e aluno de Lampião em Bordado e Costura em Couro. Outros 9 cangaceiros foram mortos e  dois soldados foram feridos, tendo um morrido. Morreu o soldado  Adrião Pedro se Souza, com um tiro no Pescoço e ficou ferido Francisco da sSilva, ferido num braço. O Tenente Bezerra, recebeu dois ferimentos, um no braço e outro na perna.

Após cessar fogo, os 11 cangaceiros mortos, tiveram suas cabeças decepadas e colocada em toneis de querozene, pra serem conservadas e posteriormente foram exposta  no degraus da Prefeitura  de Piranhas, este arranjo das cabeças foi feito pelo soldado  JOSIAS VALÃO. A Prefei.tura ficava a 40 km de Grota de Angicos  

A Volante tinha 45 soldados armados de fuzi, 2 metralhadoras portáteis e uma fixa.  Ninguem conseguiu entender como os soldados conseguiram atingir Angicos, sem serem notados, já que Lampião, alem de seus  guardas, tinha ainda alguns cachorros bastantes treinados.

Para não ser traído pelo barulho dos passos dos soldados, Bezerra conduziiu sua tropa pelo leito do córrego, na época  era muito raso.

Contrariando os historiadores que a Volante não foi notada, o testemunho de  CORISCO, o DIABO LOIRO, viu a Volante, poderia ter matado todfos eles e apoderar-se das metralhadoras, o que não fez, para não tirar do Chefe a honra de tal feito, pois havia uma disputa pessoal entre o tenente Bezerra e Lampião.

Lampião chamava o Tenente  Bezerra de coxo, porque capengava de uma perna e o Tenente chamava Lampião de   O CEGO, já que Lampião havia perdido o Olho Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário