terça-feira, 28 de junho de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 LAMPIÃO em tópicos - continuação

ATÉ 1930, mulheres não eram aceitas no Cangaço. A chegada de Maria Bonita, mudou  não só esse costume, como introduziu outros costumes no cangaço.  Nessa época, ela não tinha o apelido de Maria Bonita, mas sim de MARIA DA DEIA, pelo qual era chamada no Cangaço e também chamada de Mulher do Rei, Mulher do Capitão, Mulher do Chefe. Em 1932, Lampião de Maria da Deia, tiveram uma filha  que recebeu o nome de EXPEDITA FERREIRA, mais tarde ao casar , seu nome ficou sendo  EXPEDITA FERREIRA NUNES.

Com a subida de Getúlio Vargas ao poder, enfraqueceu os CORONEIS  e os CANGACEIROS.  Pensando em matar o tenente Rufino, o MAIOR MATADOR DE CANGACEIROS DA HISTÓRIA,  e, também  pensando em deixar essa vida de cangaceiro, Lampião resolve descansar  na Fazenda Angico, na região de Poço Redondo, em Sergipe.  Lampião pretendia falar com Corisco e armar uma emboscada para  Rufino , tão logo deixasse Angicos.     Maria da Deia, não queria essa paragem em Angicos, dizia ela a Lampião que estava com maus pressentimentos e o lugar não era seguro.

LAMPIÃO, foi traído por dois coiteiros e eles avisaram a volante da presença de Lampião em Angicos. A senha distribuida pelo pessoal da policia para o Tenente Bezerra foi : "  TEM BOI NO PASTO '

Na noite de 27.07.1938 , os VOLANTES se aproximaram do local do esconderijo, caminhando por dento de um córrego, onde variam menos barulho. Maria da Déia, desconfiou do movimento no meio da mata e avisou ao LAMPIÃO , mas este disse que seriam " Cabritos "  andando na mata.

Ao amanhecer do dia 28, quando um cangaceiro foi pegar água no córrego pára fazer o café , via a  VOLANTE e quando quis alertar Lampião, foi morto e daí  para a frente as 3 metralhadoras   não pararam  de  atirar. Segundocontam, Lampião foi morto ao tentar de se levantar do leito, Maria da Deia que correu em  seu socorro, jogando-se sobre seu corpo, recebeu um tiro nas costas. Lampião recebeu mais dois tiros, sendo que no último já estava sem vida.  Mais 9 cangaceiros foram mortos , o restante fugiu sem rumo certo, pelo interior da caatinga.

Após  cessar o tiroteio . Os cangaceiros mortos, tiveram suas cabeças decepadas, já que as cabeças deles, seria o comprovante de suas mortes e lhe dariam direito a receber o prêmio.  O fato pitoresco é que só o Tenente Bezerra e um  elemento da Volante ou simplesmente alguem presente ao combate , o GALEGUINHO, amigo de Lampião e Maria da Deia, conheciam Lampião, o restante da Volante não conhecia pessoalmente o famoso Lampião.  CALEGUINHO , era amigo e aluno de Lampião, com quem vinha apreendendo a bordar e a costurar . Maria da Deia  é que lhe colocou o apelido de Galequinho, porque era o único branco  naquele meio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário