terça-feira, 28 de junho de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 LAMPIÃO em tópicos  -  continuação

Em 1922, em Riacho de Sangue, durante um combate  entre os homens de Lampião e policiais sob o comando do Major Cearense,  Moisés Figueirdo .  Os 50 homens de Lampião foram cercados pelos 400 homens da volante do Major.  /quando o combate parecia perdido, Lampião  mandou seus homens cessar fogo, e  um silêncio tomou conta do lugar. A Policia do Major caiu na armadilha , Os soldados ao chegarem perto dolocal, foram recebidos em fogo cruzado. Surpreendidos os soldados bateram em  retirada. 

Certa feita , um traidor lhes ofereceu um jantar ENVENENADO, numa casa cercada de policiais. Quando os primeiros cangaceiros começaram a passar mal e um incêndio foi posto no mato, Lampião, deu -se conta  do que estava ocorrendo , mas mesmo assim conseguiu fugir , auxiliado pela fumaça do matagal. A atuação de seu bando estendeu-se pelos  estados de Alagoas, Bahia, Ceará, PARAÍBA, PERNAMBUCO,  RIO GRANDE DO NORTE E SERGIPE, 7 estados.

Lampião comandava um Exército Nômade com mais de 100 homens .  Em 1926, em tom de zombaria, mandou uma  carta  ao Governador de Pernambuco, JULIO MELO, propondo a Divisão do  Estado em duas partes. Julio  Melo ficava com uma parte e Lampião com a outra parte e já se auto proclamou GOVERNADOR DO SERTÃO .  Havia uma controvérsia, : " Lampião não era um demônio , nem um Heroi, era um Cangaceiro ".

Maria Gomes de Oliveira, a Maria da Déia, separou-se do antigo marido, o sapateiro JOSÉ MIGUEL  DA SILVA, o ZÉ DE NENÉM , foi a PRIMEIRA MULHER A ENTRAR NO CANGAÇO.

Lampíão e Maria da Deia, tiveram seu Primeiro Encontro em 1929, no  povoado  Malhada da Caiçara, na Bahia , na casa dos pais dela. Maria tinha então 17 anos  e sobrinha de um coiteiro de Lampião.  Em 1930, Maria foi para o Cangaço.

VIDA DA MULHER CANGACEIRA ;

A mulher cangaceira, não lavava roupas, não cozinhava, e, como ninguém tinha casa no Cangaço, não  havia atividades domésticas. Cozinhar e Lavar roupas, eram serviços de homens.  As mulheres cangaceiras, só faziam amor , nada de guerrear, só a Dadá, participava das lutas.  Sila mulher de Zé Sereno andou participando de algumas lutas  Lampião e \Maria  da Deia tiveram uma filha em 1932, de nome Expedita. Em 1930, já haviam tido um filho, mas  nasceu morto.  .

A INFIDELIDADE, era punida com a morte da mulher 

Zé Baiano, casado com a mulher LIDIA , considerada a mais bela cangaceira , que o traia com Bem - Te - Vi , e a matou a golpes de cacetad.  MOITA - BRAVA, também pegou sua mulher  LILI, em amores com o  cabra Pó Corante , matou-a  com 6 tiros a queima roupa.

A chegada das mulheres, coincidiu  com o periodo da decadência do Cangaço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário