domingo, 25 de dezembro de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

 POLÊMINCA  :  QUAL O MELHOR , PELÉ, MESSI, MARADONA, CRISTIANO RONALDO , ETC.

Sem levar em conta de que sou fã incondicional do Pelé , sobre essa  provável e não possível julgamento de Pelé contra messi, devo dizer o que segue:

PELÉ , saiu dos times de infantis da várzea de    SANTOS,   levado pela mão de um ex-jogador, de nome WALDEMAR DE BRITTO , famoso atacante  da época dos anos 30/40 e direcionado a clubes paulistas. Segundo alguns cronistas, ele teria  sido  direcionado diretamente ao Santos, mas, segundo o filho do técnico LULA, Waldemar de Britto, o levou para os times grandes, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, etc.,  Como esses times não demonstraram interesse no NEGRINHO MIRRADO, Waldemar se dirigiu ao Santos, onde finalmente  GASOLINA, este o seu apelido na época, foi aceito.  

Inicialmente , caiu nas graças do técnico LULA que o levou para  sua casa, passando a  alimentá-lo de maneira melhor e mais abundante   fez com que o menino criasse força muscular e o colocou a treinar.

Passada a fase inicial, fez sua estréia e logo a seguir, já com o apelido de PELÉ, estreiou aos 17 anos contra a Seleção Argentina, em pleno  MARACANÃ, lotado , jogo pela Copa Roca.   sua convocação foi obra do treinador gaúcho, grande ex centro-avante, SILVIO PIRILO.  A Argentina venceu por 2 x 1 , sendo o gol brasileiro anotado pelo menino PELÉ. No segundo jogo, agora em São Paulo, o Brasil venceu por 2 x 0, novamente PELÉ  marcou 1 gol. Na Soma dos resultados a  Copa Roca, ficou para o Brasil.

Posteriormente foi convocado pelo técnico VICENTE ITALO FEOLA, já visando a Copa do Mundo na Suécia. O Brasil venceu em 1958, 1962 , PELÉ foi   descoberto pelo futebol internacional.

PELÉ, jogava com  CHUTEIRAS DE COURO, que quando chovia, ficava encharcada e pesando  mais que o dobro. A BOLA, era também de COURO, quando chovia também ficava encharcada pesando  o dobro e dificultando chutes e dribles. Os  CAMPOS DE FUTEBOL, eram campos naturais, nativos,  chovendo ficavam pesados, barrentos , exigindo muito dos jogadores, tanto para correr como para aplicar algum drible.

Portanto, com BOLA mais pesada ,   CHUTEIRAS encharcadas , CAMPOS pesados e atoladores, o nosso PELÉ, jogou mais de 1.300 jogos e marcou mais de 1.200 gols.

DIFERENTE DE MESSI, criado e vivendo desde criança em um clube Europeu, com  GRAMADOS e NÃO  CAMPOS,  com BOLA  de material apropriado  e com grande apoio da MIDIA  ESPANHOLA, num Campeonato  bastante diferente do nosso ( Brasileiro), onde não havia muita disputa, sendo o futebol espanhol, dominado pelo Real Madrid, o BARCELONA, vinha surgindo devagar. Portanto, não há como comparar Messi ao pelé.

PELÉ , disputou  4 COPAS  DO MUNDO, venceu 3. MESSI, disputou  disputou 5 , vencendo somente esta última, onde se viu um futebol de pouco brilho. MESSI, realmente foi o MELHOR JOGADOR DESTA COPA, mas considerá-lo melhor que o PELÉ, não  é possível.   PELÉ , teve como companheiros jogadores  que dispensam comentários, como Nilton Santos, Djalma Santos, Didi, Garrincha, Zagallo, Rivelino, Tostão, Jairzinho e no meio dessa constelação de estrelas, a dele brilhou mais forte, mais cintilante e mais positiva.

MESSI, é reconhecido como um grande jogador merecidamente, mas paramos por aqui.

TODOS DEVEM ESTAR LEMBRADOS do grande burburinho feito pela  SELEÇÃO ALEMÃ, quando venceu o Brasil por 7 x 1. Era o inicio do futebol, grande alarido e  depois o que ocorreu com a Alemanha ?   ACABOU. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário