segunda-feira, 9 de maio de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

GRÊMIO  0 X 1  CRUZEIRO, o tricolor gaúcho perdeu por 1 x 0para o Cruzeiro, devido a um gol contra , ainda no primeiro tempo de jogo. Realmente as previsões de que o Grêmio não tem time para passar a frente após levar um gol, se concretizaram. Com um jogador a menos ( já que não considero Diego Souza como jogador ativo e participante, nada justificando sua presença no time ), o Grêmio vem jogando com um jogador a menos , o que facilita aos  adversários uma melhor tática de  jogo .

INTERNACIONAL 1 X 1 JUVENTUDE, um duelo de ruins. O Inter saiu na frente, mas no final do jogo cedeu o empate. Esse empate em final dfe jogo, é a coisa mais normal no futebol brasileiro. O time ganha só por 1 gol de diferença, cai na defesa e  começa a ceder escanteios e a cometer falts na entrada da área. O que na realidade, acaba cedendo o empate .

O FIM DO  CANGAÇO, com a morte de Lampião e posterior morte de Corisco, o cangaço terminou no Brasil.    Lampião quando acampou em Angicos, tinha por finalidade encontrar-se  com Corisco e prepararem uma armadilha ao Sargento Rufino, o maior matador de Cangaceiros, já havia abatido 20 deles . Após a morte de Rufino, Lampião  iria se aposentar e comprar uma Fazenda em Minas Gerais, dedicando-se a criação de gado e abandonando de vez o cangaço.  Uma das principais razões de sua aposentadoria, teria sido o novo armamento utilizado pelas  Volantes, a temível metralhadora que, além da enorme quantidade de tiros disparados, seu preço e dificuldades para aquisição, deixou  os cangaceiros inferiorizados diante das Volantes.

CORISCO, lugar tenente e homem de confiança ilimitada de Lampeão, quando foi morto pelo Sargento Rufino, já estava aleijado dos dois braços . Ele fora baleado em combate de alguns mesesatrás e ficou cem movimento nas duas mãos , não mais podendo  atirar. Até a comida ela Dadá que lhe dava na boca. Quando emboscado pelo Rufino, negou-se a entregar-se , sendo  varado por uma descarga de metralhadora que lhe abriu o  abdomen, fazendo com que  seu intestino ( tripas ), saissem para fora da  barriga.  O primeiro socorro a lhe ser prestado, ficava a 10 km de distância , trajeto este feito em uma carroça puxada por bois, onde Corisco chegou já sem vida.  Foi sepultado , dia seguinte sua sepultura  foi aberta e lhe cortaram a cabeça , sendo esta enviada para o lugar onde estavam as 11 cabeças dos cangaceiros mortos em Angico . Sua esposas DADÁ, foi ferida na perna direita, e após ser medicada , teve de amputá-la .O casal tinha um filho, criado por um padre de sobrenome bulhões, o menino  passou a chamar-se LUIS BULHÕES , que se tornaria um grande economista e, post3eriormente , Luiz , lutou pela sepultura das cabeças dos cangaceiros e muito auxiliou sua mãe.  A esposa de Corisco,a Dadá, foi a única mulher no CANGAÇO A EMPUNHAR UM FÚZIL, ela participava de todas as  lutas, ao lado do marido e, após a morte dele, passou a comandar os demais cangaceiros.    Após amputar a perna e cumprir alguns anos de prisão, foi lebertada e casou novamente, com um pedreiro, com quem construiu uma grande familia.  Morto o pedreiro, Dadá  passou a costurar, fazendo roupas para os meninos e meninas  pobres da Vila onde morava.

CANGACEIRO, era uma pessoa muito forte, eles carregavam entre roupas, cobertor, comida, panelas, armas, rifle, parabelum e munições , mais de 25 kg em suas longas caminhadas pelo sertão, quando também lutavam  contra as Volantes,

Nenhum comentário:

Postar um comentário