segunda-feira, 12 de julho de 2021

VARIEDADES / FUTEBOL

 BIOGRAFIAS DE JOGADORES QUE DEFENDERAM A SELEÇÃO BRASILEIRA EM COPAS DO MUNDO FIFA - 1938 - 2018 - continuação

229 -   OSCAR   -    OSCAR DOS SANTOS EMBOABA

Nasceu em 09.09.1991, em Americana, São Pàulo. POSIÇÃO, Meio - Campista - Altura, 1,80m , Peso 66 kg -  Ambidestro -  APELIDOS: Oscar e Ratinho, por ser muito pequeno - Filho de Oscar Emboaba e de Dna. Sueli.  O casal teve 3 filhos. Oscar é casado com Ludmila Emboaba e têm um casal de filhos: Julia e Caio.  CLUBES, 5, sendo 2 do exterior. Joga desde 1998 e ainda está em atividades. TÍTULOS, 10- JOGOS , 363 e GOLS, 74.  Na Seleção Brasileira, 80 jogos emarcou 22 gols. TÍTULOS pela Seleção : Copa Sendai, sub - 19, em 2010 - Copa Sul Americana sub 20, em 2011 - Mundial Sub 20, em 2011 - Medalha de Prata, Olimpíadas , de Londres, em 2012- Super Clássico das Américas, 2011 e 2014 - Copa das Confederações Fifa, 2014- Copa do Mundo Fifa 2014 - 4.º Lugar . PRÊMIOS INDIVIDUAIS, 8 - Oscar foi o autor do único gol brasileiro na derrota por 7 x 1 , frente s Seleção da Alemanha.

230 - OSCARINO     -    OSCARINO COSTA SILVA

Nasceu em 17.01.1907, emNiteroi, Rio de Janeiro e faleceu em 16.09.1990, no Rio de Janeiro - RJ. - POSIÇÃO ; Meio - Campo -  CLUBES, 4, de 1928 á 1940, 12 anos  de futebol. TÍTULOS, 11 .Seleção Brasileira, 4 jogos, 4 vitórias. Disputou a Copa do Mundo de 1930.  TÍTULOS pela Seleção :  Copa Rio Branco, 1932. OBS.; OSCARINO e MANUELZINHO , eram famosos em NITEROIO, onde formavam a dupla  apelidada de INFERNAL.  Oscarino e Manuelzinho foram os únicos jogadores de Clubes de Niteroi,  convocados para a disputa de uma Copa do Mundo.

231 - PAMPLONA    -    ESTANISLAU DE FIGUEIREDO PAMPLONA JUNIOR

Nasceu em Belem do Pará, em 24,023.1904 e Faleceu em Belem do Pará, em 29.10.1973. POSIÇÃO; Meio de Campo.  CLUBES, 3, de 1922 á 1934, portanto, jogando 12 anos. TITULOS, 11. Na Seleção Brasileira, foram  3 jogos. Disputou a Copa do Mundo de 1930.

SELEÇÃO BRASILEIRA; Sob o comando de TITE, desde  agosto de 2016 , até o último sábado, dia 10.07.2021 , foram 61 jogos e apenas 5 derrotas. Pode-se verificar que apesar do grande número de jogos, a nossa Seleção ainda não tem um esquema de jogo definido e , acima de tudo , não inspira  confiança na torcida e também não ganhou a simpatia do torcedor brasileiro.  TITE, segundo me parece ainda não conseguiu se libertar  do fantasma NEYUMAR JR., fazendo com que a Seleção não procure jogar em conjunto, mas jogar em beneficio do referido atleta. Neymar Jr. , está rendendo  pouco , muito pouco em jogos da Seleção. Na Copa América, anotou só 2 gols. Bateu todas faltas a favor da Seleção e caso não me falhe a memória, nem no gol acertou. Bate na Barreira ou sai  por  cima do gol. Também acertou poucos passes, mas amarrou em muito o jogo avançado da seleção.

No jogo contra a Argentina, Tite chegou a lançar dois atacantes goleadores, Roberto Firmino e Gabriel "Baby Gol " , mas  não alterou ao esquema de jogo , ficando sempre concentrado em Neymar Jr.  Com dois atacante goleadores, o jogo deveria ser pelas PONTAS, com cruzamentos para dentro da área  e o gol, fatalmente aconteceria. Mas, jogando pelo centro, com Neymar Jr, amarrando todas as jogadas, de nada adianta ter-se jogadores avançados se a bola não chega até eles    Foi horrível a falha de marcação da nossa defesa no gol argentino. O lateral  esquerdo, deixou sem marcação, o jogador argentino Di Maria, possivelmente o jogador mais  veloz em campo. Falhou também , o experiente Thiago Silva , que deveria lhe dar cobertura.  Guardada as proporções, foi a volta do famoso gol  de  Gighhia , na Copa do Mundo de 1950. 

Outra falha no lance , foi a precipitação do goleiro Ederson , sair do gol , quando a jogada se desenvolvia em distância relativa , já que, no meu entender , a pressão em cima do argentino , pelos sagueiros brasileiros, talvez fizesse com que ele errasse o chute.

TITE demonstrou não ter autoridade sob Neymar Jr., portanto, deveria  seer tomada alguma atitude. Esse jogador preocupa- mais com a vida fora das quatro linhas. Seleção é para quem sente orgulho dela participar e tenta sempre lhe aumentar a moral.

ESCALAÇÃO : Tite escala Richardson pela ponta esquerda, quando ele joga mais, pela direita e escala Everton "Cebolinha " , pela  direita, quando sua posição real e onde mais rende é pela ponta - esquerda.

O meio de  campo da seleção com Fred e Cassemiro , rende pouco. Poderia render muito mais . 

LUIS PAQUETÁ , não está tão mal, mas rende pouco. Se preocupa em parar a jogada , com faltas até grosseiras.

GABRIEL JESUS, segundo  TITE, foi o seu erro na Copa do Mundo de 2018, esperar que ele   rendesse mais, foi um desastre.  Agora, repete o fracasso na Copa América e ainda por cima, comete uma falta incrível. Parecia  um " animla " jogando-se para cima do adversário , como se o mesmo fosse  um animal feroz, e o atinge com UM PONTA PÉ, digno de um lutador de UFC. 

CAPITÃO DA SELEÇÃO, será quie ainda não deu para escolher algum jogador de forma definitiva ? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário