quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

VARIEDADES / FUTEBOL

 COPA DO MUNDO  FIFA - 1930/2018 - BIOGRAFIAS DE JOGADORES BRASILEIROS QUE DISPUTARAM COPAS DO MUNDO PELA SELEÇÃO BRASILEIRA - continuação;

005 - ADEMIR          

          ADEMIR MARQUES DE MENEZES

Um dos maiores atacantes do futebol brasileiro e mundial.  Era filho de Antônio Rodrigues de Menezes e de Dna. Otilia Marques de Menezes.   Ademir nasceu em 08.11.1922  em Recife, Pernambuco e morreu em 11.05.1996, no Rio de Janeiro , acometido de Câncer na Medula.

Ademir foi casado duas vezes, a 1.º, com Celeste Augusta Rodrigues de Menezes, casaram em 1948 e tiveram uma filha de nome Claudia Fernanda . O casal se separou  após o nascimento da filha  Claudiia.   O 2.º casamento , ocorreu em  1962, com Vilma Menezes..

Apelidos : Queixada , Cintilante e muitos outros.

Ademir tinha 1,76m, pesava 70 kg e usava chuteira 39. O interessante é que os grandes atacantes do futebol brasileiro, não tinha pés muito grande. Os grandes chutadores, como Jair Rosa Pinto e Rivellino, calçavam, também, chuteiras n.º 39.

Ademir jogava nas 5 posições do ataque. Quando chegou ao Vasco da Gama, vindo do Sport Recife, Ademir era meia - direita, tanto no Vasco como na Seleção Brasileira, atuou nas 5 posições.

Na Seleção Brasileira, jogou em ataques famosos : Tesourinha, Zizinho,  Heleno , Jair e Ademir -  Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico ,   Julinho, Didi, Baltazar, Ademir e Rodrigues.   Ademir jogou somente em 3 clubes, Sport Recife, Vasco e Fluminense. Na carreira foram 588 jogos e marcou 427 gols.  Jogou de 1937 a 1957, 20 anos. Nos idos de 40 e 50, era figura obrigatória  nas Seleções Carioca e Brasileira.  Ademir sempre dizia que sua maior paixão era o Vasco da Gama.   

Titulos na carreira, foram  22. Prêmios Individuais, foram  10.  Na Copa do Mundo de 1950,  foi o ano em que conseguiu  o apogeu da carreira. Foi o goleador da Copa do Mundo com 9 gols , sendo que no  jogo Brasil x Suécia, marcou 4 gols . Foi o autor do 1.º  gol da Copa do Mundo no Estádio do Maracanã no jogo Brasil x México. Neste jogo Ademir marcou o 1.º e o 4º  gol da Seleção Brasileira, Brasil 4 x 0 México. 

O  seu companheiro e amigo particular, o grande ZIZINHO, costumava dizer,  " um passe para Ademir  é meio gol ".  Ademir, alem da velocidade, tinha um faro de gol impressionante, chutava com qualquer um dos pés, sem tomar distância e ainda era um grande cabeceador.

Pela Seleção Brasileira, conquistou os seguintes titulos : Copa América, 1949 - Copa Rio Branco em 1947 e 1950, Pan Americano , 1952. Foi Vice - Campeão Mundial na Copa do Mundo de 1950. Na Seleção Brasileira, foram 41 jogos e marcou 37 gols.  No jogo Brasil 7 x 1 Suécia , na Copa do Mundo de 1950, Ademir marcou 4 gols.

PRÊMIO ADEMIR MENEZES, Prêmio  disputado internamente no Vasco da Gama, premiando o melhor jogador do plantel no ano.

FRASE DE ADEMIR : " A alma de um jogador jamais sai de campo ".

Após parar de jogar, foi jornalista esportivo, comentarista, radialista, trabalhando também na TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário