domingo, 4 de fevereiro de 2024

VARIEDADES / FUTEBOL

 FUTEBOL: Ditados antigos  ainda em uso no futebol atual:

"Bola pro mato que o jogo é de campeonato " , o mais usado atualmente, se bem que na ´prática não tem mais a minima utilidade. Antigamente, quando o jogo de futebol era jogado somente com uma bola, ai sim, mandar a bola para longe,  era ganho de tempo, já que quase  não existia acréscimos no tempo regulamentar.

"Zagueiro que se preza não recebe o Prêmio Belfort Duarte " isto é, zagueiro que atuava a base do ponta pé e dos chutões , não recebia o Prêmio . Tivemos vários zagueiros assim, inclusive na Seleção Brasileira. O técnico Flávio Costa, não gostava do Nilton Santos, por ele jogar com chuteiras de bico fino e  não dar ponta-pé e nem chutões.

"O futebol é para machos." Sempre que o zagueiro de seu time, desse um ponta pé violento em atacante do time adversário.  Mas quando era o contrário, vou de contar

" Jogar em casa " Era fator preponderante . Jogando em casa, o JUÍZ, tinha que ter  muito cuidado, caso contrário as invasões a campo aconteciam e o pobre do Juiz apanhava muito. Jogador adversário , que jogasse a  base do ponta - pe , também apanhava bastante.  Hoje, o FATOR CAMPO, tem pouca ou quase nenhuma influência no desenrolar do jogo.  As torcidas não mais invadem os campos. Jogador violento é controlado pelo CARTÃO VERMELHO e, logo, logo é expulso de campo.

 BOLA, antes , somente uma bola era permitida para ser usada em jogo  de futebol. Por isso, ela quando chutada para longe, trazia alguma vantagem. Hoje em dia, no minímo 10 ou 11 bolas são usadas.

Na decisão da Copa do Mundo de 1930, Argentinos e Uruguaios discutiram , cada qual queria  jogar com a sua bola. O Juiz, então fez um sorteio: PRIMEIRO TEMPO, foi jogado com a bola argentina  e o  SEGUNDO TEMPO foi jogado com a bola do uruguai.  Resultado: Primeiro Tempo, Argentina 2 x 1 Uruguai. FINAL, Uruguai 4 x 2 Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário