quinta-feira, 6 de outubro de 2022

VARIEDADES / FUTEBOL

DARCY SARMANHO VARGAS , nasceu em  12.12.1895, em  São Borja, no RS.  Filha de  Antônio Sarmanho e de Dna. Alzira  Lima Sarmanho.  Faleceu no Rio de   Janeiro , em 25.06.1968.  Em 04.03.1911 , casou com o Advogado e futuro Politico , Getúlio Dornelles Vargas. O casal teve 5  filhos,  LUTERO , nasceu em 24.02.1912              - JANDIRA, nasceu em 23.04.1913

ALZIRA, nasceu em 22.11.1914                -MANUEL  , nasceu em 17.021916

 GETULIO VARGAS FILHO , nascido em 1917.

Darcy , era a filha mais jovem  do casal  Antônio e Alzira

Incomodada com as " constantes aventuras amorosas do marido " , Alzira passou a dormir em quarto  separado.  A Sra Darcy, faleceu com a mesma idade em que Getúlio faleceu : 72 ans

Sua passagem como Primeira Dama, foi repleta de acontecimento e inaugurações de entidades   , trabalhando em pról dos mais pobres.  Em 1938, criou a FUNDAÇÃO DARCY VARGAS, alem de ter criado  a CASA DO  PEQUENO  JORNALEIRO, LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA.

A SRA, DARCY VARGAS, faleceu às 8 horas de 25.06.1968, com 72 anos de idade. Seu corpo foi velado na Casa do Pequeno Jornaleiro, sendo sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, no bloco próximo a sepultura de seu filho Getúlio Filho.

DADOS SOBRE LAMPIÃO

Na madrugada do dia 28.07.1938, Lampião estava acompanhado de 85 cangaceiros e o Tenente  Bezzera, tinha 45 policiais , mas armados com 4  metralhadoras, o quelhe dava uma grande vantagem.

LAMPIÃO,  era  Terceiro filho do casal José Ferreira da Silva e de Maria Selena da Purificação. O casal  teve 9 filhos:    Virgulino, Antônio, Levino, Ezequiel  ,  Angélica, Victoria, Maria  ,  Amália  e João..

A familia  Jospe Ferreira e seus filhos trabalhavam de ALMOCREVE .

O pai de Lampião, foi morto pelo Delegado de Policia, AMARILDO BATISTA e pelo  Tenente JOSÉ LUCENA , quando eles procuravam por Lampião, Levino e Antônio.

Em 04.03.1926 , em Juazeiro do Norte, no Ceará, Lampião pela primeira e  única vez teve contato  com o PADRE CICERO, por 2 horas, quando recebeu  a PATENTE  de CAPITÃO DOS BATALHÕES  PATRIÓTICOS. 

LAMPIÃO  teve um irmão, o JOÃO que nunca quiz saberde CANGAÇO, era de paz e foi quem terminou a criação da  filha de Lampião e Maria da Déia .  Expedita, nasceu em 1932, com part5o feito pelo próprio Lampião ,  a sobra de um UMBUZEIRO, em PORTO  DA FOLHA , estado de SERGIPE. Expedita algum tempo depois foi entregue ao vaqueiro MANUEL SEVERO, na Fazenda Jaçoba

Em 1936, com uma carta de  Padre Cicero, o comerciante e fotógrafo sirio - libanês  se apresentou   a  Lampião  , para filmar e documentar como era a vida no cangaço.

Lampíão foi a cidade de Laranjeiras, onde lhe extrairam o olho machucado. Lampião pagou corretamente as despesas do hospital e ao sair, escreveu com carvão na parede :  "  Doutor o Senhor não operou Fazendeiro nenhum. O olho que o Senhor  arrancou foi o do CAPITÃO VIRGULINO FERREIRA DA SILVA,  vulgo Lampião  "

ANGICO, quando o Tenente Bezerra e o Sargento Aniceto Rodrigues da Silva,  abriram fogo contra os cangaceiros, ambos com metralhadoras  portátil , nada restou aos cangaceiros a ser cairem mortos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário