quarta-feira, 29 de setembro de 2010

HISTÓRIAS DO FUTEBOL BRASILEIRO

Para quem não acompanha o futebol ou não tenha lido nada a respeito de sua história, certamente deve supor que o mesmo tenha sido introduzido junto a classe pobre.  Ledo engano. O futebol  oficialmente desembarcou no Brasil , através de pessoas  filhas das classes mais previlegiadas.
Portanto, ele era praticado pelos jovens filhos das classes mais elevadas da sociedade brasileira. Na realidade, era vedada a participação de pobres, negros ou mestiços nos " treams " que se formavam, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, os times das elites : Flamengo, Fluminense e Botafogo, não permitiam em seus quadros, jovens que não estivessem estudando e, eram obrigados a trajarem terno completo e com gravata.
Essa eletização, fez com que surgissem os chamados campos da " varzea " , local onde o futebol era praticado pela  classe pobre.
Nos  fundos das fábricas,  os operários se reuniam para a prática do novo esporte, nos campos da "varzea ", improvisando os mais variados tipos de BOLA.Quando um time do Rio de Janeiro, excursionava a São Paulo, por exemplo, o time fornecia Smoking aos jogadores que não o tivessem. Sem Smoking, não viajaria, visto que em São Paulo, seriam recebidos com festas e haveria baile no principal clube da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário